HUMILHAÇÃO faz temporada no Teatro Alfredo Mesquita dias 10, 11 e 12 de fevereiro

Um mosaico com pequenas e grandes humilhações nossas de cada dia é traçado pelo espetáculo HUMILHAÇÃO, que reúne dramaturgias curtas de Carla Kinzo, Cláudia Barral, Lucas Mayor e Marcos Gomes. A peça tem uma nova temporada no Teatro Alfredo Mesquita entre 10 e 12 de fevereiro de 2023.
O espetáculo e a oficina fazem parte do Projeto Humilhação Circulação, contemplado pela 15a. Edição do Prêmio Zé Renato – Secretaria Municipal de Cultura.
Tendo como ponto de partida o ensaio “Humilhação”, do norte-americano Wayne Koestenbaum, publicado na revista Serrote (nº12), o espetáculo foi criado na segunda edição do projeto PDF, de escrita e encenação de dramaturgias em pequenos formatos, e estreou em 2021 na antiga sede do Teatro Cemitério de Automóveis.
A peça passeia por fatos humilhantes, alguns deles extraídos do cotidiano das dramaturgas e dramaturgos convidados. Na cena “Você viu meu pai por aí?”, de Lucas Mayor, a imagem de um pai sentado tranquilamente em um café, lendo, enquanto sua filha chora sozinha em uma pracinha do bairro, viraliza na internet. Enquanto isso, o casal – pai e mãe – tenta elaborar, junto com a plateia, a dimensão da tragédia desse episódio. O cancelamento e o tribunal da internet são reconstruídos a partir da conversa privada entre os dois adultos.
No texto “A candidata”, Carla Kinzo trabalha a construção de dois relatos a partir de uma entrevista de emprego. Inspirada em uma história real, em que uma aspirante é “esquecida” em uma sala de recrutamento, a dramaturgia investiga duas perspectivas femininas em uma situação desigual de poder. A relação de opressão e humilhação, a invisibilidade e a completa falta de empatia que costuma brotar de algumas relações de trabalho são alguns temas discutidos em cena.
Já em “Sementes e Selos”, Cláudia Barral lança mão da comédia e do melodrama para falar das veleidades que pairam sobre a literatura contemporânea. Na trama, um casal colapsa quando o novo livro de um autor é recusado pelo editor, seu companheiro. A situação se agrava quando descobrimos que em seu lugar foi publicado um livro de autoajuda e que a autora é a atual amante do editor. A trama simples revela o lugar patético do escritor preso à necessidade de reconhecimento.
Por fim, em “Humilhação”, Marcos Gomes e Andrea Tedesco contam os últimos anos de um teatro a partir da relação com o prédio que o abrigava há dez anos. Inspirada em fatos reais, a narrativa dá conta de um processo de deterioração desta relação a partir da ascensão de uma extrema direita, ao se debruçar sobre as pequenas disputas de poder que se dão entre os moradores, representados pela figura do novo síndico, e os artistas e frequentadores do icônico e boêmio teatro paulistano.
Para contar todas essas histórias, a peça conta com a participação de Andrea Tedesco, Daniela Schitini, Ernani Sanchez, Marcos Gomes, Maura Hayas, Pablo Perosa, Vanessa Bruno e Walmir Pavam.
SERVIÇO – ESPETÁCULO
HUMILHAÇÃO, com direção de Lucas Mayor e Marcos Gomes
Temporada: 10 a 12 de fevereiro
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770, Santana.
Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Ingressos: Grátis, distribuídos 60 minutos antes de cada sessão
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos