Fantasia best-seller de Samantha Shannon garante imersão ao matriarcado

Um dia de céu noturno, obra best-seller do The New York Times escrita pela inglesa Samantha Shannon e publicada no Brasil pela Plataforma21, se passa 500 anos antes da duologia “A maga” e “A rainha”, do mesmo universo da fantasia épica O priorado da laranjeira. Nesta nova trama, o leitor acompanhará a jovem irmã do Priorado Tunuva Melim, Glorian – a sucessora da linhagem do rainhado – e Dumai Wulf, pertencente ao povo do Leste e amantes de dragões. Desde o nascimento, as três protagonistas se preparam para defender o mundo do retorto no Inominável, um maligno e ancestral dragão vermelho conhecido como wyrm.
Ao longo das 672 páginas, a autora mostra a origem do Priorado: uma fortaleza sagrada que tem o objetivo de unificar guerreiras a fim de proteger a população dos cuspidores de fogo. Mas, enquanto elas aguardam por um inimigo que tarda a aparecer, as novas gerações da irmandade começam a questionar o propósito do grupo e se ele é mesmo necessário.
Mais de quinhentos anos haviam se passado desde sua fundação – desde que Cleolind Onjeyu, Princesa da Lássia, derrotara o Inominado. A laranjeira fora decisiva na batalha. Quando Cleoling comeu seu fruto, se transformou em uma brasa viva, um veículo da chama sagrada […] o Priorado era seu legado. Uma casa de mulheres criadas como guerreiras que juraram defender o mundo contra as crias do Monte Temível.
(Um dia de céu noturno, p. 70)
Após o despertar do Inominável, Tunuva, Glorian e Dumai terão de encontrar forças para enfrentar o inimigo e cumprir seu dever, enquanto tentam deixar de lado as próprias diferenças. Ao esperar que os deuses concedam a ajuda dos dragões do Leste, divindades milenares, as mulheres precisam embarcar numa jornada perigosa para sobreviver em meio a uma guerra entre a humanidade e as criaturas de fogo.
Um dia de céu noturno é um mundo sofisticado, inspirado tanto em mitologias ocidentais, como a lenda de São Jorge, quanto orientais, como a Jornada ao Oeste. Assim como as narrativas anteriores, a obra conta com imersão no matriarcado, protagonismo feminino, representatividade LGBTQIAP+, além de temáticas como busca pela identidade, maternidade e relacionamento sáfico. Com mapas, glossário, lista de personagens e linha do tempo, este prequel pode ser lido de forma independente e o volume final também será publicado pela Plataforma21.
Ficha técnica:
Título:Um dia de céu noturno
Título original: A day of fallen night
Autora: Samantha Shannon
Número de páginas: 672
ISBN do livro físico: 978-65-88343-50-0
ISBN do e-book: 978-65-88343-51-7
Edição/ano: 1ª ed./2023
Editora/selo: Plataforma21
Gênero: Fantasia
Público-alvo: Jovem adulto
Idade recomendada: 16+
Preço: R$ 99,90
Onde encontrar: E-commerce VR Editora
Sobre a autora: Samantha Shannon nasceu em Londres, Inglaterra, em 1991. Começou a escrever histórias aos 12 anos, tendo concluído seu primeiro romance aos 15 — mas este manuscrito nunca foi publicado! Ela estudou Língua Inglesa e Literatura na Faculdade de St. Anne, Oxford, e se tornou autora best-seller do New York Times, tendo sua obra traduzida para mais de 25 idiomas. Seu livro O Priorado da Laranjeira, que se passa no mesmo universo ficcional de Um dia de céu noturno, foi finalista do Lambda Literary — prêmio anual dos Estados Unidos destinado a obras literárias com temática LGBTQ — em 2020.
Instagram: @say_shannon
Conheça as redes sociais da editora: @vreditorabr | @plataforma21_