Eu Já Estive Em “Querida Alice”, de Cris Casagrande

A história da Alice encantou o meu fim de semana. Alice é uma menina de nove anos que ensina muito a todos nós leitores. Filha de pais separados, morando com a mãe, tia e prima ela traz em cada capítulo um pouco da sua vivência e, o mais encantador, fecha-os com as lições da Alice. É uma fofura só!
Mas, a autora, que lindamente escreve como uma criança de nove anos, sem infantilizar o assunto, mostra que nem tudo são flores na infância, e Alice tem um ponto que precisa de atenção no seu dia a dia: sente dificuldade em se relacionar com pessoas e tenta evitar que isso aconteça sempre que possível.
Tentando não dar spoilers, é muito interessante, e importante para pais, observar como a mãe da Alice lida com os problemas que surgem no dia a dia e não vê um problema procurar ajuda com especialistas. Um exemplo: “Lição de Alice: se deve (tentar) pensar bem antes de falar.” Outra que adorei: “Lição de Alice: não faz bem brigar, mas pode te fornecer informações interessantes.”
Alice também acredita que seria muito mais fácil que, ao invés dos adultos pararem de falar sobre coisas na frente das crianças por ser “coisas de adulto”, que já falassem logo, assim as crianças já cresceriam preparadas. Ela também deixa a dica de que é muito importante prestar atenção no que se fala na frente dos pequenos e traz uma pérola na história com a citação “homem não presta”, a qual não vou contar para não dar mais spoilers 😊
Sinopse: Alice é uma menina de nove anos de idade cheia de questionamentos sobre o mundo e as pessoas. Ela vive com sua tia, prima, mãe e cachorro no centro de Curitiba e, para tentar solucionar alguns dos mistérios que assombram sua cabecinha curiosa, ela começa a escrever cartas para sua personagem favorita. Com várias referências a Alice no País das Maravilhas, Querida Alice é uma jornada gostosa e divertida pelo psicológico de uma menina que se considera diferente dos demais, mas não sabe explicar o porquê. Contando com algumas reflexões em seu dia a dia, a Alice não tão Alice, mas talvez tão Alice quanto deveria ser, vai te encantar.
Cris Casagrande é escritora e mora em Curitiba com os pais, irmãos e a cachorrinha Rubi. É apaixonada por literatura desde criança, e ser escritora sempre foi seu maior desejo. Também adora poesia, música, cinema e yoga. Em 2019, realizou um dos seus maiores sonhos: a publicação do primeiro livro, “Querida Alice”.
“Querida Alice”, de Cris Casagrande, está disponível no formato impresso e digital nas plataformas de e-commerce. Tem 203 páginas e foi publicado por Artêra Editorial. Para quem ler e se apaixonar pelas personagens, leia também Carolina, da mesma autora. Mais detalhes na minha página de resenhas da Amazon.
Janaína Leme
@eujaestiveem