Rachel Maia e o tenor Jean William estão na programação da Unibes Cultural para celebrar o mês da Consciência Negra

Combater a discriminação de qualquer natureza por ações voltadas à propagar a cultura faz parte da Unibes Cultural nos 365 dias do ano. Como especial para celebrar o Mês da Consciência Negra, a programação gratuita reúne música erudita, literatura, bate-papo e até um simpósio!
Os trabalhos começam no dia 13, das 10 às 11 horas, quando Fábio Salomon recebe uma convidada especial. “Um diálogo com Rachel Maia: liderança, inovação e empreendedorismo” tem vagas limitadas e acontecerá no 5º andar.
Já no dia 24, das 14 às 21 horas, em parceria com o Fundo Agbara, a Unibes Cultural abre as portas ao 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras. Voltado para pesquisadoras negras que tenham interesse em divulgar produções relacionadas ao tema.
Inédito, o Simpósio é oportunidade única para aprender com notáveis pesquisadoras, explorar questões vitais relacionadas aos direitos econômicos e contribuir para uma conversa essencial sobre justiça e equidade.Apresentações artísticas e feira completam o evento.
Atração presente no calendário da Unibes Cultural o ano todo, o Clube de Leitura Racial reforça a programação. No dia 25, das 14 às 15 horas, o evento promovido pelo Comitê de Igualdade Racial tem como peculiaridade selecionar uma obra literária a cada encontro, para serem feitas reflexões sobre seu conteúdo.
O livro escolhido para simbolizar a Consciência Negra é “Cartas de amor para mulheres negras”, de Midria. Participarão do bate-papo as empoderadas Elizabete Scheibmayr, Luciana Lima, Lucilene Costa e Eliana Dias.
“Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra” acontece no dia 26, às 18 horas. O tenor fará um dueto com violonista Rafael Altro. A apresentação lírica reunirá repertório afro-brasileiro e afro-americano. Voz e violão unidos no palco oferecem um espetáculo com notas eruditas e populares. E a harmonia entre Jean e Rafael poderá ser conferida por quem correr para garantir seu assento no concerto.
Pequenas ações, como as presentes em instituições como a Unibes Cultural são gomo gotas no oceano que, juntas, criam um imenso volume.
Vale lembra-se de que os ingressos para todas as atrações devem ser adquiridos via internet: www.unibescultural.org.br.
Agenda comemorativa ao Mês da Consciência Negra – Unibes Cultural (GRÁTIS)
13, das 10 às 11 | “Um diálogo com Rachel Maia: liderança, inovação e empreendedorismo” – com Fábio Salomon
24, das 14 às 21h | 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras
25, das 14 às 15 horas | Clube de Leitura Racial – promovido pelo Comitê de Igualdade Racial com Elizabete Scheibmayr, Luciana Lima, Lucilene Costa e Eliana Dias
26, às 18h | Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra – dueto do tenor com o violonista Rafael Altro
Programação do 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras
1º Mesa: Justiça econômica para mulheres negras na Filantropia
2º Mesa: Discussões sobre justiça econômica para mulheres negras
3º Mesa: Trabalho e renda de mulheres negras no pós pandemia
4º Mesa: Afrofuturos para populações negras – perspectivas e caminhos
Rachel de Oliveira Maia é fundadora e CEO da RM Consulting, consultoria focada nas melhores práticas de ESG e Governança Corporativa, e fundadora do Instituto Capacita-me. Formou-se em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FMU, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como Controller na Seven Eleven, Novartis Pharmacy e Tiffany & Co. Foi CEO de importantes empresas no segmento de luxo, como a Pandora Brasil, Tiffany & Co e Lacoste Brasil. Hoje ocupa cargos em instituições filantrópicas, como o Grupo Mulheres do Brasil, Projeto Guri, Capitalismo Consciente e a Fundação Maria Solto Vidigal. Ocupa os postos de Conselheira Independente na Vale e CVC Corp, e de embaixadora do ODS 5 (equidade de gênero) do Pacto Global da ONU Brasil. Desde abril de 2023 ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Pacto Global.
Jean William Silva nasceu em Sertãozinho (SP). Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira. Aos 8 anos passou a cantar no coral da igreja. É formado em música pela ECA-USP. Estudou na Itália com a diretora do Teatro Alla Scala de Milão, Luciana Serra, e foi homenageado no maior programa de ópera do norte europeu, Ridotto del Opera. Já se apresentou nos principais teatros do Brasil e em vários países ao redor do mundo, com destaque para Estados Unidos, Emirados Árabes, Itália, Portugal, Suíça, Argentina, Uruguai, Paraguai e Principado de Mônaco. Apadrinhado pelo Maestro João Carlos Martins, ganhou visibilidade nacional e internacional. Em 2013 cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil para um público de 3,5 milhões de pessoas. Em 2018 foi recebido na Opéra de Monte-Carlo a convite do Príncipe Alberto II. Possui um álbum gravado intitulado Dois Atos. Já se apresentou ao lado de distintos artistas como Laura Pausini, Sandy, Fafá de Belém, Mônica Salmaso, entre outros. Em Barrinha, cidade onde cresceu, foi homenageado com a construção de um teatro que leva seu nome, sendo um dos mais jovens artistas a receber tamanha honraria.
Fábio Salomon é formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Administração de Marketing pela FAAP/SP, mestre em Administração de Empresas pela PUC/SP, e especialista em “People Analytics”, pela Wharton Business School. É Sócio e Headhunter da BRAVA Executive Search, consultoria especializada em projetos de recrutamento para o mercado jurídico. Atua também no desenvolvimento de lideranças, análise de eficácia de times de alta performance e na formação de Conselhos de Administração. É mentor de carreiras na ALIÁ Mentoring Jurídico e Host do Podcast “Café com Sal”.
Rafael Altro é o idealizador da Mostra de Cordas Dedilhadas, do Projeto Música & Arte e da Série Universo Musical. Destacamos algumas produções: Mostra de Cordas Dedilhadas que encontra neste ano tem a sua XXII Edição e Violão entre Amigos. Como músico, seus mais recentes projetos foram: Bituca 80 Anos (homenagem aos 80 anos de Milton Nascimento), Clássicos com Jean William e Rafael Altro, Do Choro à MPB – Um panorama do violão brasileiro, Uma voz e um violão em Serenata (releitura de músicas gravadas por Dilermando Reis e Francisco Petrônio), entre outros. Participou como músico e compositor na gravação do CD “Ritmos do Brasil – Música do Norte”, lançado pelo selo Paulus em 2007. Pela mesma gravadora realizou direção musical e atuou como violonista no CD “Momentos de Reflexão, vol. 2”, lançado em 2008. Em 2012 lançou o CD “Conquistas” instrumental solo com composições próprias.
Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Horários: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)
Telefone: (11) 3065-4333
Ingressos e informações: www.unibescultural.org.br