Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Por trás dos meus cabelos”, de Miriam Squeo

Neste ano de 2023, posso dizer, sem sombras de dúvidas, que essa é a história mais corajosa retratada que pude ler. São poucos os autores, pouquíssimos mesmo, que dão a cara a tapa de falar francamente que estão contando sua própria história – acho que entre as minhas leituras coletivas vivenciei isso duas vezes apenas, essa a terceira – e como a gente passa a admirar ainda mais esses autores.

Enfim, “Por trás dos meus cabelos” é para ser um romance LGBTQIAP+, e ele é isso, mas eu acredito que ele seja muito mais um livro sobre aprender a se relacionar, independente de orientação sexual. Na trama, Miriam relata, sim, o momento que se viu apaixonada por uma mulher e onde perdeu o encanto por seu namorado de longa data, mas isso é uma parte da história. O livro traz todos os romances vivenciados por Miriam, quatro acredito eu, e como ela os viveu intensamente. Miriam é intensa, é avida por experiências e busca alguém que assim como ela quer viver a vida e ser feliz. Pode parecer o que toda pessoa busca em um relacionamento, pelo menos para mim seria, mas como as pessoas são complexas, como podemos ser toxicas às vezes, como podemos exigir coisas que a pessoa do outro lado não está preparada para dar.

E aí é que está o mais legal desse livro: não é um faz de conta. É aquilo que a Miriam viveu, sofreu, aprendeu e não teve vergonha de contar. Todo mundo que já se relacionou na vida vai se encontrar em alguma parte do livro. Quem gosta de viajar, vai se encontrar também, já que Miriam nasceu na Itália e começa o livro lá e depois viaja bastante, por outros países e por outras cidades brasileiras. Tem bastante Rio de Janeiro, onde a autora mora atualmente, e tem também bastante Fernando de Noronha, onde se passa quase que praticamente um dos capítulos do livro.

E dessa vez, vou deixar a indicação da própria autora para a leitura, uma citação que está na página 12 da obra, no último parágrafo: “esse romance é dedicado a quem tem, ou teve, dúvidas ao longo do seu caminho, sobre a vida e sobre a própria sexualidade. É para quem está precisando de referências, para quem está amando ou amou, para quem se perdeu e para quem está precisando se reencontrar. É para quem está com medo de se reinventar, e de renunciar ao controle e colocar tudo em xeque. Além disso, dedico essa obra a quem confia na beleza e no poder transformador das viagens, dos encontros.”

É sobre isso! Deixo também algumas frases com as quais me identifiquei:

“Porque, sim, é possível encontrar vários amores ao longo da vida e é factível experimentar o amor em sua mais bela essência até mesmo com 55 anos.”

“Por trás dessa mulher forte e dura, por trás do meu cabelo enorme, tem um oceano de doçura, quando me entrego para alguém.”

“De Iemanjá, vinha o meu lado maternal e sério, forte e rigoroso, além do meu senso protetivo, entre outras características.”

“Quero a força para deixar a instabilidade de lado e perseguir o equilíbrio na alma e no coração”

Sinopse: “Por trás dos meus cabelos” é um romance LGBTQIAP+, em que a protagonista conduz o leitor a uma viagem de descobertas dela mesma, passando por vários países e lugares, muitos encontros e alguns desencontros. Itália, Paris, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha, destinos paradisíacos fazem parte dessa história e são pano de fundo para uma aventura repleta de amor, descobertas, desejos e sexo. Uma mulher que se despe de suas convicções e desbrava uma nova vida em um país tropical. Seria um clichê, mas essa palavra é pequena demais e não contempla essa obra. Uma viagem repleta de surpresas, que exalta a liberdade e a sexualidade sem tabus. Uma ode ao amor, ao desejo e à feminilidade em sua infinita generosidade de amar sem preconceitos. Uma viagem de reconstrução por meio de dúvidas, emoções. Como uma bela ópera italiana, o sofrimento é inerente à dor e delícia de ser nossa protagonista. Seria uma dádiva, ou uma maldição, sentir tudo com tanta intensidade? É algo que se descobre no decorrer do livro. Encontros e desencontros, muita água salgada, tanto do mar quanto das lágrimas da nossa protagonista. Seria o amor um jogo que sempre se perde? A ver e refletir. Mas, como em toda ária de uma bela obra de Verdi, a cada capítulo nos deparamos com a capacidade mais espetacular do ser humano: o AMOR. Seja ele pela vida, pela liberdade, pelo desejo, pela amizade, pelo prazer, pelas palavras e principalmente o amor-próprio. LER essa obra é libertador e nos desperta sobre a importância de que só temos uma vida e que se decide desde muito cedo algo fundamental: se busca ser coadjuvante ou o ator principal da nossa trajetória? A autora não deixa dúvidas sobre suas escolhas e o quão libertador é ser protagonista da nossa própria caminhada.

Sobre a autora: nascida no sul da Itália em 1986, mas de alma brasileira, Miriam Squeo é graduada em Administração de Empresas pela prestigiada Bocconi University. Desde o início de sua trajetória profissional, ela desempenhou vários cargos de liderança na área de Marketing de uma grande multinacional de bens de consumo. Além do Brasil, ela também acumula passagens pelos escritórios de empresas em Milão e Paris. Desde adolescente, Miriam sempre nutriu grande paixão por literatura e pela escrita. “Por trás dos meus cabelos” é o seu romance inaugural e um projeto sonhado durante toda sua vida adulta. Atualmente reside e trabalha no Rio de Janeiro e se autodenomina a gringa mais carioca da zona sul.

“Por trás dos meus cabelos”, de Miriam Squeo, foi publicado pela editora Autografia, tem 166 páginas e está disponível no formato impresso e digital nas plataformas de e-commerce e livrarias de todo o Brasil. A leitura coletiva da qual participamos foi promovida pela LC Agência.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.