Eu Já Estive Em “Em Busca da Carteira Azul”, escrito por Carolina Lins

Hoje vamos falar sobre “Em Busca da Carteira Azul: A Jornada para a Independência Financeira Feminina”, escrito por Carolina Lins.
Carol, Flora, Tamara e Naiara estão em um jantar entre amigas e o assunto finanças acaba entrando em discussão, já que esse tema é de grande conhecimento de Carol, consultora financeira.
A autora usa esse gancho para inserir a questão financeira no dia a dia das leitoras. Cada capítulo começa com um pouco de bate-papo entre amigas e de como o assunto finanças pode surgir de forma tranquila na conversa.
Depois segue-se com explicações sobre termos de finanças e um quizz para testarmos nossos conhecimentos sobre o assunto. Em alguns capítulos também nos deparamos como uma análise mais comportamental, o que faz total sentido já que está tudo interligado. Corpo e mente são para lidarem com as finanças!
Todo o livro é bem didático. Vou trazer dois pontos do livro que foram importantes para mim. A autora trás: “Normalmente, substituímos os gastos dolorosos para os indolores, sem considerarmos outras variáveis. Resolve a questão naquele momento, entretanto, gera um custo maior no futuro.” Acho que todo mundo já fez isso ou faz isso em algum momento. Ah, não estou gastando quinhentos reais, só cinquenta, não vai fazer diferença. Mas de cinquenta em cinquenta, no montando do cartão de crédito no fim do mês, se não segurarmos a onda, vai somar os mesmos quinhentos que não gastamos numa conta maior. Então segurar a onda nos gastos é segurar a onda e ponto.
Outro ponto que é extremamente fundamental para mim e que a autora cita no livro está aqui: “Cuidar do dinheiro é um ato de amor-próprio, não só nos protege de problemas, como também libera dopamina no nosso corpo, ou seja, é prazeroso – completei, antes de mais um gole de champanhe.” Eu não consigo ter paz de espírito quando as coisas não fluem financeiramente falando. Se estamos num ano de corte de custos no trabalho, por exemplo, vou segurar a onda na vida pessoal também. Desde muito cedo aprendi a ter reserva, no meu caso por ser sozinha e não ter com quem contar em caso de perrengues e entendo muito quando fala-se que parte dos problemas com burnout, por exemplo, pode ser por questões financeiras X medo de demissão, ficar sem grana, etc. Enfim, também tem a questão: como poupar quando está faltando, então, vale a leitura para aprendizado, sempre!
Porque, como a própria autora diz: “Não são os juros compostos, nem a tabela PRICE ou o CDI que vão melhorar sua relação com o dinheiro, é o autoconhecimento.”
Sinopse: Em Busca da Carteira Azul foi pensado para você que busca sua independência financeira, mas acha que é uma realidade distante demais só porque não é “de Exatas”. Flora, Agnes, Tamara, Naiara e Isadora são amigas que trabalham em áreas consideradas “de Humanas” e cada uma tem uma relação única com o dinheiro. Carolina, que é consultora financeira e amiga das cinco, resolve marcar um encontro com todas para colocar o papo em dia, depois de anos sem se reunirem pessoalmente. Quando Flora decide pedir orientação financeira para Carolina no meio da conversa, o que era para ser apenas uma reunião informal de amigas acaba incentivando as demais para confidenciar seu histórico e hábitos com as finanças ― que não iam nada bem. Ao trazer os exemplos das personagens, Carolina Lins mostra que as finanças impactam mais nossa vida do que percebemos e que não é preciso entender de números para conquistar sua independência financeira e sim ter autoconhecimento financeiro.
Sobre a autora: Carolina Lins é niteroiense, criadora do Carteira Azul, administradora de empresas de formação e analista financeira por profissão. Despertou seu interesse pela educação financeira quando elaborava seu TCC da graduação sobre a alfabetização financeira dos brasileiros, considerando não só o conhecimento matemático, mas também os aspectos comportamentais ligados aos cuidados com as finanças. Após se formar, seguiu estudando sobre o assunto, tendo participado de cursos e formações com as maiores referências da área no Brasil. Desde setembro de 2018, orienta mulheres a tomarem as rédeas das suas finanças, por meio da criação de conteúdo nas redes sociais sobre planejamento e comportamento financeiro, além de ministrar treinamentos e mentorias individuais e em grupo.
“Em busca da Carteira Azul: A Jornada para a Independência Financeira Feminina”, escrito por Carolina Lins, tem 111 páginas e está disponível no formato impresso e digital nas plataformas de e-commerce.
Janaína Leme
@eujaestiveem