Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Somos Girassóis”, de Telma Romão Maia, publicado pela Labrador

É sempre muito bom intercalar nossas leituras com a leveza do olhar poético dos nossos autores nacionais. Telma Romão Maia conta que depois de sua corajosa metamorfose, quando saiu de uma carreira publicitária, se transformando em borboleta na suavidade e sinfônica escrita de Casulo, seu primeiro livro, agora transcendência de sua alma iluminada e consciente de sua metapoesia chega até nós leitores em “Somos Girassóis”, seu terceiro livro, publicado lindamente pela editora Labrador.

Cora Coralina se faz presente em alguns momentos do livro, inclusive é citada no convite que a autora nos mandou tempos atrás quando nos convidou para o lançamento da publicação que aconteceu em São Paulo, o que mostra o quanto essa vem a ser uma linda influência para as poesias de Telma.

A ligação com o Mas, a importância do Tempo, a Astrologia são alguns assuntos que permeiam as páginas de “Somos Girassóis”. Conseguimos descobrir, inclusive, que a autora é leonina tambem 😊. Uma parte do livro é dedicado à família da autora, o que para alguns leitores pode ser visto como uma singela homenagem, ou para outros, poesias de pessoas para pessoas com as quais você também pode se identificar.

Em livros de poesias, sempre gosto de separar algumas com as quais eu tenha me identificado. Então deixo aqui duas das quais gostei muito:

Amigos

Amigos, tempero da vida

Doces, apimentados e,

em alguns dias,

até um pouco ácidos

Nem sempre os mais

próximos

estão por perto

Nem sempre os

distantes

estão ausentes

Presentes do dia a dia

Amo todos eles

Dos sabores

e para os dissabores do caminho

eles são sempre o melhor

Vida

E pra que serve a vida?

Senão para vive-la e apreciá-la a cada dia?

Então,

Não briga com seu dia, menina

Abraça e vai

Ser sua mais linda companhia

A sua favorita

Você merece o melhor

De você

Sinopse: Neste livro há poemas que exalam vinho, flores, pessoas e sabores. Ele traz emoções de um cotidiano essencialmente autoral, mas que ao mesmo tempo reflete sensações de todos nós. São versos de amores diversos, paixão, intimidade, família, encontros, sonhos e realizações que desenham o dia a dia.” Marcello Queiroz, jornalista.

Sobre a autora: Telma Romão Maia nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, mas chegou a Goiás ainda bem pequena, aos três anos de idade. Define-se como uma mistura regional, já que os pais eram nordestinos e ela passou a maioria das férias da infância pelas praias e interior do Nordeste. Suas raízes diversas somadas a suas memórias e viagens formam um “mix de temperos” único. Formada em Administração pela PUC-Go, pós-graduada em Marketing pela ESPM-SP, atuou no mercado publicitário goiano por 25 anos e, aos 55, decidiu tirar da gaveta seus poemas publicando seu primeiro livro Casulo, e, na sequência, Viagens e Versos. Em seu terceiro livro, Somos Girassóis, inicia uma nova fase, com textos sobre a maturidade, trazendo seu olhar poético do cotidiano para leitores que, como ela, acreditam que nosso dia a dia fica muito melhor com mais poesia e leveza. Acompanhem e sigam seu caminho: @viagemnapoesia.

“Somos Girassóis”, escrito por Telma Romão Maia, publicado pela Editora Labrador, tem 160 páginas, tem ilustrações lindíssimas e de uma sensibilidade sem tamanho e está à venda nas livrarias de todo o Brasil e plataformas de e-commerce.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.