Pular para o conteúdo

Thriller policial, longa-metragem ‘Abismos’ tem pré-estreia nas telonas dia 28 de fevereiro

Na luta para explorar diferentes gêneros, o cinema brasileiro desbrava a cartilha do thriller policial, um dos filões mais populares do audiovisual. Recheado de tensão e sintonizado com contradições sociais e políticas do país, o longa-metragem “Abismos” realiza pré-estreia dia 28 de fevereiro, no espaço Itaú do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.  O filme – que terá apenas algumas sessões especiais – foi dirigido e montado por Miguel Rodrigues, a partir de um argumento de Miguel Rodrigues e Wagner, roteiro de Wagner D’avila, com roteiro final de Rafael Peixoto. A produção executiva é de Leandra Aieedo e Vera Teixeira. No elenco principal, Aline Campos, Vera Teixeira, Gabrielle Lopes, Rafael Queiroz, Luisa Tiso e Jackson Costa. Veja o trailer, liberado hoje: https://vimeo.com/914885682

O filme deu origem à série “Entre Abismos”, produção independente da Take a Take Films, desenvolvido em coprodução com a Cinecam Locadora e a Imagem Filmes (que também se ocupa da distribuição), com patrocínio da empresa Piramidal – sem data de estreia ainda. Já a versão longa foi concebida para iniciar sua carreira em festivais de cinema, para depois entrar nas salas de exibição. Estruturado como conto moral, debatendo o que é preciso sacrificar para conseguir justiça, “Abismos” acompanha a luta de uma polícia, Fernanda Gonçalves (interpretada pela atriz Vera Teixeira), para fazer justiça em um ambiente onde a legalidade é sempre jogada para escanteio. Vera se integra numa tradição de heroínas empoderadas do universo do suspense. “Dama de Ouro”, série popular nos anos 1980, é uma das referências que saltam os olhos (e à memória) no desempenho da atriz. 

“Este projeto foi desafiador e, ao mesmo tempo, estimulante. Para a pesquisa da personagem, pesquisei e estudei o funcionamento do departamento de homicídios em São Paulo, além de praticar lutas de combate e o manuseio de armas de fogo. Também me aprofundei sobre corrupção e manipulação religiosa, e ouvi muitos relatos de mães e famílias que perderam suas crianças”, conta Vera, que está produzindo seu primeiro longa-metragem no país, após ter participado – como atriz e produtora – de projetos em Hollywood como o filme “How to Rob” (dirigido por Peter Horgan, com Chinaza Uche), “A Beginner ‘s Guide to Snuff” (comédia dirigida por Mitchell Altieri) e o curta “Home” (vencedor do CICFF Award).  

Em nome de seus deveres com a Polícia, Fernanda nunca deu folga para o crime, mesmo arrasada pela morte de Joana (Giovanna Lodes), sua irmã mais nova. Ela luta, como pode, para prender o motorista que matou Joana, um político: o deputado Carlos Chaim (Rafael Queiroz). Por falta de testemunhas, amparado no álibi de sua esposa, Dra. Isabella (Gabrielle Lopes), Carlos saiu ileso da acusação, mas não escapa do radar e da fúria da policial. 

Obstinada em seu projeto de justiçamento, num perfil que evoca heroínas como Clarice Starling (de “O Silêncio dos Inocentes”), Fernanda descobre que o deputado Chaim está ligado a uma série de casos de corrupção, tentando a liberação de um terreno da prefeitura. Para facilitar seus negócios, ele envolve um pastor, Jackson Costa e o lobista Pedro Arnaldo, (Paulo Gabriel) em seus esquemas. Chaim só não contava que a analista ambiental Luiza Peixoto (uma ecologista grávida de sete meses, portadora de uma doença fatal rara) atravessasse seu caminho. A personagem, confiada à atriz Luiza Tiso, não tem medo desta quadrilha. Empenhada em proteger a natureza, ela nega o pedido da construção do templo e um empreendimento imobiliário neste parque, colocando sua vida mais uma vez em risco.

Mulher de Chaim, Dra. Isabela, também tromba com o marido nesse caso, enxergando a relevância do laudo de Luiza. Mas o deputado conduz sua jogada política na base da chantagem, usando a ameaça como vocabulário de ação. Contudo, ele não sabe que Isabella e sua melhor amiga, Marina Toscano (agora uma importante assessora política interpretada por Aline Campos), tiveram um caso no passado. Na trama, Marina conduz a carreira do deputado com toda sua especialização, mas neste caso todos podem estar se arriscando e sendo cúmplices de suas próprias escolhas. 

“O roteiro de Abismos toca em um assunto que, no Brasil, é muito forte: a corrupção e como algumas pessoas se utilizam de cargos públicos para se beneficiar na política. Ao mesmo tempo, o filme aborda questões como justiça, fé e persistência. Instigamos o pensamento de até que ponto a sua fé vai”, destaca o diretor Miguel Rodrigues. 

Responsável pela mistura precisa de adrenalina e mistério da narrativa, o diretor Miguel Rodrigues vem de uma respeitada carreira na televisão. Na Rede Globo, fez parte da direção de diversas novelas como “Kubanacan”, “Senhora do Destino”, “Cobras e Lagartos” e “Duas Caras” – sucessos de audiência.  Dirigiu ainda “Na Forma da Lei”, série indicada ao Emmy Internacional. 

Sinopse curta: Uma policial destruída por uma tragédia  passa do limite da lei para fazer justiça pela morte de sua irmã, Uma analista ambiental grávida com uma doença rara, luta sem medo com poderosos para não destruir o parque mais antigo da cidade. Um deputado estadual corrupto usa  um pastor, sua assessora e a mulher médica como escudo, para seus negócios ilícitos. Em um acidente estes personagens se cruzam e conectam suas histórias.

“Abismos”

Um filme de Miguel Rodrigues

Duração: 85 min 

Gênero: Drama / thriller policial

Classificação: 

Trailer: https://vimeo.com/914885682 

Fotos de divulgação: https://drive.google.com/drive/folders/1ejETG7nXRuLfBc1J-dqKq_48DWSrMZgV?usp=sharing 

Sobre a produtora Vera Teixeira: Vera Teixeira é uma brasileira que reside nos EUA, no perímetro audiovisual na Califórnia, entre Los Angeles e San Francisco. É formada pelo The Lee Strasberg Theatre & Film Institute e pela UCLA School of Film Theatre and Television Professional Program. Produziu e atuou em vários filmes e programas de TV norte-americanos, como “Lisa at Large”. Participou ainda – como atriz e produtora – de filmes premiados como “How to Rob” (dirigido por Peter Horgan, com Chinaza Uche), “A Beginner ‘s Guide to Snuff” (comédia dirigida por Mitchell Altieri), o curta “Home” (vencedor do CICFF Award), entre outros. “Abismos” é seu primeiro trabalho no mercado audiovisual brasileiro. 

Sobre o diretor Miguel Rodrigues e a produtora Take a Take: O diretor Miguel Rodrigues vem de uma respeitada carreira na televisão. Na Rede Globo, fez parte da direção de diversas novelas como “Kubanacan”, “Senhora do Destino”, “Cobras e Lagartos” e “Duas Caras” – sucessos de audiência.  Dirigiu ainda “Na Forma da Lei”, série indicada ao Emmy Internacional.  Para a Take a Take Films produziu e dirigiu 18 curtas-metragens e recebeu diversos prêmios. Idealizou a websérie “Wizstar”, que inspirou ainda um longa na Prime Video Brasil. Criador da série “Metrópole”, ele dirigiu e escreveu o vídeo “O Terror Tem Nome”, com mais de 28 milhões de visualizações, e “Dúdú e o Lápis Cor de Pele”, curta-metragem com quase dois milhões de visualizações e prêmios internacionais. Seu longa internacional “Love In Quarantine” ficou em cartaz no cine Bijou, e fará sua estréia na  Plataforma Weplay. Já a comédia adolescente  Partiu Fama, é uma coprodução entre a Rubi Filmes e a Take a Take Films, exibido na HBO Max. Em 2023 estreou pela Rede Cinépolis o longa  “Stand Up – Minha vida é uma Piada”, entrou dia 19/02/2024 no Telecine e Globo Play, uma produção Bronze Filmes  e Telecine, co-produção Rubi produtora, Take a Take Films e Esmeralda , distribuição Imagem Filmes, com Carol Castro,  Marco Luque e Fábio Rabin. Na finalização da Série Entre Abismos, onde foi, criador, diretor e produtor, tem distribuição da Imagem Filmes.  Criador e diretor da série “Metrópole”, recebendo o prêmio de melhor piloto no “FICA.VC” , e em 2024 começa o ano estreando (Abismos) o filme que deu origem a série. 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.