Pular para o conteúdo

SESC CASA VERDE RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO O CANTO DA CIDADE: DA MATRIZ AFRO-BAIANA À AXÉ MUSIC DE DANIELA MERCURY

No quarto livro da coleção Discos da Música Brasileira, O canto da cidade: da matriz afro-baiana à axé music de Daniela Mercury, o jornalista baiano Luciano Matos entrevistou artistas e compositores – como Letieres Leite (1959-2021), Carlinhos Brown e Margareth Menezes – para recontar a história e os bastidores do disco e do estilo que surgiu na Bahia e ganhou as ruas pelo Brasil. Publicado inicialmente em e-book, a versão impressa tem lançamento na quarta-feira, dia 06 de março, às 17h, na Arena do Sesc Casa Verdecombate-papo com o autor, o cantor Tonho Matéria, mediado pelo jornalista Pablo Miyazawa, seguido de sessão de autógrafos. O livro é lançado pelas Edições Sesc.

O livro tem como ponto de partida um show da cantora realizado em São Paulo, no vão do Masp. Em junho de 1992, ela, ainda pouco conhecida do grande público, parou a Avenida Paulista em pleno meio-dia, mas sua apresentação foi interrompida, após 40 minutos, por conta da enorme concentração de pessoas e da forte vibração sonora que poderia abalar a estrutura do museu. É justamente a partir desse fato que contribuiu para a consolidação da chamada axé music que Matos conta a história de Daniela e do álbum O canto da cidade.

Entretanto, como a história é sempre maior e mais abrangente do que as 12 faixas de um disco, o autor volta às origens do que seria absorvido por essa cena musical que surgia: os blocos afro. No livro, o autor reconta a trajetória de seus maiores representantes na capital baiana, como Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Muzenza e Ara Ketu, e volta à origem da batida de Neguinho do Samba, Mestre Jackson e Ramiro Musotto que somou aos timbaus e repiques da levada do reggae uma poderosa batida grave de surdos, dando vez ao samba-reggae. 

Além de se enveredar pelos meandros da axé music, Luciano Matos aborda o embranquecimento promovido por esta indústria e seu modus operandi e realiza um robusto documentário sobre o momento de maior visibilidade e popularidade do ritmo baiano e seus participantes.  Além da venda no dia do evento, o livro pode ser adquirido nas unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja

 

SOBRE O AUTOR

Baiano de Salvador, Luciano Matos é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e produtor cultural. Mantém, há mais de 20 anos, o site sobre música el Cabong(www.elcabong.com.br). Desde 2008, produz e apresenta o programa Radioca, na rádio Educadora FM (Bahia), e é um dos responsáveis pelo festival musical Radioca. Além de ex-editor do site iBahia, colaborou em jornais, portais e revistas como A Tarde, UOL e Showbiz.

 

SOBRE A COLEÇÃO DISCOS DA MÚSICA BRASILEIRA  

A Coleção discos da música brasileira é uma série de livros lançados inicialmente em e-book e que vem sendo gradativamente disponibilizada em formato físico. Apresenta, em cada volume, a história de um importante álbum que marcou a música, seja pela estética, por questões sociais e políticas, pela influência sobre o comportamento do público, como representantes de novidades no cenário artístico ou, também, por seu impacto no mercado fonográfico. Analisando as obras de um ponto de vista histórico, cultural, social e estético, os textos propõem apresentar narrativas em forma de livro-reportagem, ouvindo as pessoas envolvidas na criação do álbum e aprofundando-se em detalhes sobre as canções, contando histórias de bastidores das gravações e estabelecendo elos com o presente, desenhando uma cadeia de influências que permite um olhar sobre a música brasileira hoje. A coleção Discos da Música Brasileira, publicada em português e em inglês, tem organização do crítico musical Lauro Lisboa Garcia.

Atualmente com cinco volumes lançados em e-book e quatro com versões físicas, a coleção se iniciou com a publicação digital Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco? do jornalista e crítico musical José Teles, que destrincha o álbum de Chico Science e Nação Zumbi, um dos mais representativos da cena manguebeat. O segundo volume da coleção é o livro Acabou Chorare: o rock’n’roll encontra a batida de João Gilberto, do jornalista e escritor Marcio Gaspar, que analisa o icônico álbum dos Novos Baianos. Já a terceira obra é o África Brasil: Um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver, da jornalista e pesquisadora musical Kamille Viola. O quarto livro é O canto da cidade: da matriz afro-baiana à axé music de Daniela Mercury, do jornalista e produtor cultural Luciano Matos. As publicações acima já estão disponíveis em formato físico e o título Refazenda: o interior floresce na abertura da fase “Re” de Gilberto Gil, da jornalista e pesquisadora Chris Fuscaldo, está disponível apenas em e-book, por enquanto.

Serviço

Lançamento do livro O canto da cidade: da matriz afro-baiana à axé music de Daniela Mercury, com o autor Luciano Matos e Tonho Matéria. Mediação de Pablo Miyazawa.

Dia 06 de março, quarta-feira, a partir de 17h

Local: Arena 

Grátis 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.