Pular para o conteúdo

9ª Primavera dos Livros de São Paulo chega ao Galpão Cultural Elza Soares

A literatura infantil, cada vez mais inclusiva e diversa, é uma grande ferramenta socioeducativa que abraça as sutilezas que envolvem a inspiração lúdica, o encantamento e a intelectualidade das crianças. Por isso mesmo, assunto de maior importância e que recebe uma programação especial durante a 9ª Primavera dos Livros de São Paulo, criada pela Libre – Liga Brasileira de Editoras, chega ao Galpão Cultural Elza Soares, região central da capital paulista, para mais uma edição da Primavera dos Livros | Feira do Livro Periférico, que ocorre nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, com atrações totalmente gratuitas e que acontecem das 11h às 20h.

Sob curadoria da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e da Câmara Periférica do Livro (CPL), cerca de 50 editoras independentes de diversas partes do Brasil, livreiros, autores e educadores estarão no Galpão Cultural Elza Soares, do Armazém do Campo, oferecendo atrações lúdicas e culturais especialmente pensadas para jovens e crianças, sejam elas atividades que convocam ao brincar e à riqueza de ilustrações e palavras do livro, bem como mesas que discutem mais profundamente assuntos que permeiam o livro enquanto ferramenta de educação voltada para arte-educadores, contadores de histórias, professores e pais.

No dia 31, inclusive, haverá uma mesa abordando a questão da Censura x crítica: as falsas simetrias na literatura infantojuvenil com a participação deLuciana Bento (pesquisadora), Rodrigo Andrade (ilustrador e pesquisador), João Luís Ceccantini (pesquisador) e Valeria Pergentino (editora) e mediação de Cristiane Rogério (jornalista, autora e pesquisadora de A Casa Tombada). A mesa pretende buscar um diálogo entre diversos especialistas do setor para diferenciar a censura que vem ocorrendo por parte de setores conservadores da sociedade e a crítica pertinente de minorias em relação a obras de autores canônicos, mas anacrônicos em relação às demandas sociais atuais.

Para Lara Kouzmin-Korovaeff, vice-presidenta da LIBRE e uma das curadoras da programação infantil, a produção literária infantil tem mais importância do que muitas vezes o senso comum supõe: “A literatura infantojuvenil também enseja algumas discussões muito importantes para pais e profissionais do livro, como maneiras de abordar questões de saúde mental em livros para a infância e tantos outros temas urgentes”, reforça.

Programação:

Entre as atrações da sexta-feira, a Primavera dos Livros terá a participação de O Casulo Viajante, uma Kombi literária que traz contações de histórias de povos originários da América do Sul e mediação de leitura dos livros das editoras da LIBRE, além de muitas atividades interativas. Logo na abertura, 11h30, haverá contação de histórias com “Manoelices e outras maluquices”, projeto encabeçado por Cissa Lourenço, Paulo D’Auria e a musicista Aline Lopes. O trio homenageia um dos maiores escritores brasileiros, o poeta Manoel de Barros, que foi imortalizado estabelecendo um delicado diálogo entre a poesia e as memórias de infância.

Em seguida (12h15), convocando o público para participar ativamente da Feira, acontece a Oficina de Ilustrações e Desenhos “Imaginários ilustrados”, com Emily Stephano. A atividade é um convite a soltar a imaginação a partir de imagens vindas de dois lançamentos da Editora Miolo Mole: Isto não é uma cenoura (Luana Vignon e Caco Galhardo) e Animália: zoopoesia ou algo que o valha (Frederico Brito, Thais Evangelista e Bruna Lubambo).

O Sarau Bodega do Brasil, fundado em Guaianases, Zona Leste de São Paulo, celebra 15 anos de poesia com recital dos artistas, convocando para um enfrentamento entre a dureza das periferias e a força da poesia criada nesses territórios. A apresentação começa às 13h.

Para aqueles interessados em debates sobre os caminhos da literatura haverá mesas especiais com personalidades proeminentes dos livros, trazendo questões como ecoliteratura e ocupação de espaços por meio da cultura. Às 15h, Preto Michel (escritor, poeta, educador social e editor) e Juliana Mutafi (professora e pesquisadora da PUC-SP), sob mediação de Lara Kouzmin-Korovaeff, se juntam na mesa Ecoliteratura: um gênero literário urgente.

Já às 17h30, sob mediação de Lizandra Magon (editora e presidenta da LIBRE), a mesa A disputa cultural na cidade coloca em pauta certos temas, entre eles “Como a cultura e a arte se integram à construção de uma cultura política democrática? Quais os territórios ocupados pelas manifestações culturais numa cidade plural como São Paulo? As presenças ilustres serão de Camilo Rocha (Bate-Estaca: Como DJs, drag queens e clubbers salvaram a noite de São Paulo, Veneta) e Binho (escritor, poeta e organizador do Sarau do Binho).

Abaixo, alguns destaques dessa programação voltada ao livro na infância:

Sexta-feira, 30 de agosto

11h: Abertura da feira

11h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “Manoelices e outras maluquices”, com os contadores de histórias Cissa Lourenço e Paulo D’Auria e a musicista Aline Lopes. Uma homenagem ao poeta Manoel de Barros que, em seus poemas, dialogava com as

crianças com temas sobre a natureza e o cotidiano, criando um universo onírico e lúdico.

Para crianças de todas as idades.

12h15: OFICINA DE ILUSTRAÇÃO E DESENHO “Imaginários ilustrados”, com Emily Stephano

A imaginação pode ir muito além do que os olhos veem. Explorando formas, traços e cores, os leitores são convidados a soltar a criatividade e compor imagens a partir de propostas de dois lançamentos da Editora Miolo Mole: Isto não é uma cenoura (Luana

Vignon e Caco Galhardo) e Animália: zoopoesia ou algo que o valha (Frederico Brito, Thais Evangelista e Bruna Lubambo).

Para crianças de todas as idades.

14h: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante

A contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, com sua Kombi Literária, contam histórias dos povos originários da América do Sul, baseadas em suas pesquisas. A Kombi estará instalada no local durante todo o evento e haverá mediação de leitura nos três dias das 11h às 17h.

Sábado, 31 de agosto

11h: abertura da feira

11h30: MESA: Sonhos, imaginação e saúde mental na literatura infantojuvenil

Participantes: João Correia Filho (autor de Nisinha, Ed. Mireveja), Mira Silva (autora de A árvore mais sabida do mundo, Ed. Solisluna), Paula Autran (autora de A menina que comia estrelas, Ed. Jandaíra) e Larissa Ramalhoso (autora de Maria, Ed. Enlace) Mediação: Lia Novaes Serra (Ed. Quina)

15h: MESA: Censura x crítica: as falsas simetrias na literatura infantojuvenil

Nos últimos anos o livro infantil vem andando sob o fio da navalha: de um lado, o Brasil se revê como sociedade, aprofundando a discussão sobre direitos humanos e buscando representatividade e inclusão; do outro, o moralismo e o autoritarismo tentam impor valores e conceitos que reforçam as histórias únicas contadas às crianças. Nesse contexto, as ideias do que seja crítica e do que seja censura que se confundem. O debate se abre para que se possa avançar juntos. Participantes: Luciana Bento (pesquisadora), Rodrigo Andrade (ilustrador e pesquisador, Ed. Caixote, Pallas, entre outras), João Luís Ceccantini (pesquisador, Ed. Aletria) e Valeria Pergentino (editora, Ed. Solisluna)

Mediação: Cristiane Rogério (jornalista, autora e pesquisadora de A Casa Tombada)

16h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante

A contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, com sua Kombi Literária, contam histórias dos povos originários da América do Sul, baseadas em suas pesquisas. A Kombi estará instalada no local durante todo o evento e haverá mediação de leitura nos três dias das 11h às 17h.

Domingo, 1º de setembro

11habertura da feira

16h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante

A contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, com sua Kombi Literária, contam histórias dos povos originários da América do Sul, baseadas em suas pesquisas. A Kombi estará instalada no local durante todo o evento e haverá mediação de leitura nos três dias das 11h às 17h.

19h: ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO

SERVIÇO:

Primavera dos Livros

Local: Galpão Cultural Elza Soares, Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos

Datas: de 30 de agosto a 1º de setembro

Horários: diariamente, das 11h às 20h

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.