Pular para o conteúdo

Coletânea de artigos sobre a obra de Wilhelm Reich tem noite de autógrafos na Livraria da Vila

Wilhelm Reich e saberes insurgentes (Summus Editorial, 240 p., R$ 91,10) é um livro inédito e revolucionário. Nele está uma constelação de pesquisadores que se desdobram para articular o pensamento e a obra do psiquiatra austríaco com diferentes campos do saber, extrapolando, para isso, os contornos da psicologia e da psicanálise. Os doze capítulos do livro instauram diálogos entre a obra reichiana e a política, a sociologia, a filosofia, a biologia, a educação e uma série de outros saberes que em algum momento estiveram presentes em seus estudos. Na obra, organizada pelo psicólogo João da Mata, o Reich reivindicado é aquele iconoclasta, rebelde, afeito às transformações sociais — o qual, por vezes, se aproxima do pensamento libertário. 

A sessão de autógrafos com os autores acontece na Livraria da Vila Unidade Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo), dia 27 de agosto (terça-feira), às 18h.

O interesse pela vida e obra do analista Wilhelm Reich (1897-1957) tem crescido discretamente. Embora por décadas ele tenha sido considerado uma aberração no campo psi, profissionais de diversas áreas têm produzido conhecimento sobre seu trabalho. Nota-se também que nos cursos de psicologia ainda há pouca discussão sobre Reich, no entanto, um livro sobre ele pode ser um ponto de partida para que mais pessoas conheçam sua genialidade. Na obra, são explorados conceitos da análise reichiana com a psicoterapia corporal como originária da somaterapia, da orgonoterapia, e que contribuem para a antipsiquiatria. Afora isso, o seu caráter anárquico fica evidente nas necessárias transformações sociais na forma de contracultura e do ativismo político.

“A obra de Reich e sua vida constituem um sopro de insurgência no campo da clínica psi. Uma dissociação histórica fez — e ainda faz — que muitos clínicos se vejam como imunes ou alheios ao que se passa na vida política. Reich tornará impossível esse projeto, visto que sua obra é, por si só, uma afirmação da transdisciplinaridade e da indissociabilidade entre as diferentes expressões das lutas do desejo. Seja como psicanalista, cientista, médico, educador ou filósofo, Reich diz, ao mesmo tempo, “não” à mesmice e à covardia, aos consultórios assépticos e ao fascismo, e “sim” ao amor e à criação. Essa nos parece ser a mensagem trazida por esta coletânea, que não se furta a problematizações críticas de aspectos da obra reichiana numa releitura contemporânea”, define Cristina Rauter, Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na orelha do livro.

O organizador:

João da Mata é psicólogo, mestre em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF), doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Sociologia (Universidade de Lisboa), com pós-doutorado em História pela UFF. Trabalha com somaterapia há mais de 30 anos.

SERVIÇO

Evento: Noite de autógrafos do livro Wilhelm Reich e saberes insurgentes

Data: 27 de agosto de 2024 – terça-feira

Horário: das 18h às 21h

Local: Livraria da Vila – Unidade Fradique

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Vl. Madalena – São Paulo – SP – piso térreo

Telefone: (11) 3814-5811

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.