Documentário “Amor Radical”, sobre legado do ativista Satish Kumar, é selecionado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Amor Radical, documentário que mostra o legado do ativista Satish Kumar, marcará presença na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, evento que este ano tem a Índia como país homenageado. Com cartaz exclusivo divulgado, o documentário também tem a sua data de estreia anunciada para 31 de outubro nos cinemas e em novembro na Aquarius. O longa tem direção de Julio Hey (“Samadhi Road”), que renova a sua parceria com a plataforma, dirigindo agora este original para o streaming. Produzido pela Café Royal, o filme é distribuído pela Downtown Filmes.
O filme revela uma abordagem única e inspiradora para a crise socioambiental contemporânea. Uma perspectiva que não tem como foco os alertas e a gravidade dos problemas e sim a mutualidade, diversidade e interdependência que constituem a vida. Portanto, à medida em que revela a integralidade do compromisso vitalício de Satish com a vida, Amor Radical desconstrói a lógica nociva por trás do método cartesiano, patriarcal e capitalista de categorizar a existência, fortemente apoiado nas ideias de controle, separação e competição.
Satish foi monge jainista na década de 40, participou do movimento Gandhiano e da reforma agrária na Índia na década de 50, atravessou o mundo a pé protestando contra o armamento nuclear durante a Guerra Fria, se mudou para a Inglaterra e lá fundou o Schumacher College, instituição educacional de referência global, voltada à cultura de não violência e à ecologia profunda.
O ativista é uma demonstração viva do que pode ser alcançado quando a percepção do mundo e as ações cotidianas são preenchidas pelos poderes da simplicidade, integridade, colaboração e amor.
“Me encanta o lugar onde espiritualidade e ação se encontram. Essa tem sido uma busca contínua em minha jornada enquanto documentarista. Já tem muita gente para falar de problemas, precisamos falar de solução e eu sinto que ela começa dentro da gente. Quando conheci o Satish Kumar eu percebi que o caminho mais bonito para ser ativista é agir de um lugar curado, amoroso e que considera a vida algo muito precioso. Este filme, para mim, flutua entre o cinema, o ativismo e a devoção pela Vida”, comenta Julio Hey, diretor e sócio-fundador da Café Royal.
Este é o primeiro projeto original da Aquarius em um festival de cinema. A Diretora de Originais da plataforma, Catharina Wrede, celebra este passo: “É uma grande satisfação e alegria ter nosso primeiro original Aquarius selecionado para um festival de grande importância para a cena do cinema brasileiro como a Mostra SP. Esperamos que o público se encante com a filosofia de Satish Kumar, tão necessária no mundo de hoje, assim como nos encantamos também.”
A exibição de Amor Radical na Mostra será realizada no sábado, dia 26 de outubro, na Sala Grande Otelo na Cinemateca Brasileira, com uma mesa de debate entre o diretor Julio Hey, Satish Kumar (online) e Luiza Voll, diretora criativa e co-fundadora da @contente.vc, às 15h20, e exibição do filme às 16h20.
Este ano, Satish esteve no Brasil para assistir ao primeiro corte do filme e, em uma parceria inédita com a Escola Schumacher Brasil e o Ibiti Projeto, lançou o seu livro “Amor Radical”. O ativista também participou de rodas de conversa com empresários, militantes, lideranças indígenas, estudantes e figuras icônicas da cultura brasileira, no Rio de Janeiro e em São Paulo. E ainda esteve presente em imersões de ecologia e encontros com a missão de promover o movimento “Amor Radical”.
Sinopse: Mais conhecido pela sua caminhada de 13 mil km pela paz, o ex-monge, ativista, autor e educador Satish Kumar vem inspirando mudanças globais há quase 70 anos. Entre o seu lar no sul da Inglaterra e uma experiência de retorno à Índia, o documentário “Amor Radical”; retrata a sua impressionante jornada, apresentando uma coleção de demonstrações vivas do que pode ser realizado quando a nossa presença no mundo é preenchida pelos poderes da simplicidade, da colaboração e do amor.
Ficha Técnica:
Direção: Julio Hey
Diretor de fotografia e câmera: Pedro Patrocínio
Produtor: Julio Hey
Produtores executivos: Adriana Tavares, Julio Hey e Lucas Dantas
Produtor associado: Pedro Paulo Diniz
Produção: Super A Filmes
Coprodução: Café Royal
Distribuição: Downtown Filmes
Roteiro: Julia Pasmanik
Edição: Gustavo Vasconcelos
Montagem: Gustavo Vasconcelos
Trilha sonora original: Zé Godoy
Mixagem de som: Toco Cerqueira e Reilly Steele
Correção de cor: Nuno Garcia
Técnico de som: Harry Coade
Direção de animação: Guilherme Lepca
Direção de arte: Guilherme Lepca
Apoio: Escola Schumacher Brasil, Schumacher College, Navdanya, Rizoma Agro, Naveia, Ibiti e The Gaia Foundation
SERVIÇO
Exibição de “Amor Radical” na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Data: 26 de outubro
Horário: 15h20 – Debate entre Julio Hey, diretor do filme, Satish Kumar (online) e Luiza Voll, Diretora criativa e cofundadora da @contente.vc
16h20 – Exibição do filme
Local: Sala Grande Otelo – Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo
Ingressos: https://48.mostra.org/br/home/