Eu Já Estive Em “Desejo”, de Gillian Anderson, publicado pela editora Vestígio

Aqui foram lidas mais de 150 fantasias diferentes e a conclusão a qual eu cheguei que o que nós mulheres queremos é simplesmente satisfazer as nossas vontades independentemente de quaisquer que elas sejam.
Hoje estamos falando um pouquinho sobre “Desejo”, livro organizado por Gillian Anderson e publicado pela editora Vestígio. Para quem não conhece toda a história desse livro, ele começou com um convite às mulheres para que compartilhassem suas fantasias sexuais, os pensamentos e os sentimentos em relação ao sexo que tinham na cabeça, mas raramente expressavam. Foi criado um site para receber as histórias de forma anônima. Mesmo sem saber se haveria conteúdo para escrever um livro, Gillian deu início à coleta de informações, e quando o prazo para envio se encerrou, ela tinha conteúdo para escrever 8 livros como esse.
Ela faz uma seleção das cartas dividindo por temas como “sobre fantasias”, “ser venerada”, “exploração”, “sempre tive uma queda por…”, “com gentileza”, entre outros. Para cada divisão Gillian te apresenta o que vem a seguir, o que mais a chamou atenção entre as cartas selecionadas etc. São todas anônimas, mas há uma legenda para você se situar pelo menos entre grupo étnico, nacionalidade, religião, renda anual, orientação sexual, status de relacionamento e se tem ou não tem filhos.
Se eu puder definir em uma palavra tudo o que eu li, acredito que na maioria dos momentos foi muito divertido. Há cartas com duas linhas, há cartas com mais de três páginas, onde você consegue fantasiar junto com a pessoa que escreveu dado o número de detalhes. Muitas vão direto na fantasia, já que é esse é o propósito, mas há aquelas que começam se justificando do porquê da fantasia, já deixando no ar o quanto podem ser reprendidas no dia a dia. Tem mulheres 60+, tem meninas ainda virgem e acho que é isso que me fez ver o livro de forma divertida, justamente a diversidade de mulheres falando sobre suas fantasias sexuais, sendo elas pansexuais, bissexuais, assexuais, arromânticas, lésbicas, heterossexuais e queer. Eu encontrei apenas um que acredito ser de uma brasileira, a grande maioria é de americanas ou britânicas, onde imagino que a campanha para arrecadação de conteúdo tenha sido feita mais fortemente, até mesmo porque a organização deve ter recebido o conteúdo em inglês.
Você pode ler “Desejo”, simplesmente com a mentalidade de adquirir conhecimento para novas fantasias sexuais e se divertir. Eu não consegui ler sem analisar algumas coisas como: muitas mulheres ainda vivem um relacionamento por pura formalidade ou por não terem vontade de talvez ter que começar do zero de novo, muitas já se sentem fora do prazo de validade de curtir o sexo, ainda existe muita cobrança sobre termos corpos perfeitos, muitas mulheres que vivem em um relacionamento heterossexual por imposição de todos, mas não por ser o que ela gostaria, mas também não tem forças para mudar nesse momento da vida, muita gente cansada de tanta burocratização do sexo, então fantasiar é muito bom porque é isso: eu fantasio como eu quiser, com quem eu quiser, onde eu quiser e é aí onde eu me diverti 😊.
“Muita coisa mudou nas relações sociais e sexuais nos últimos cinquenta anos, desde que ‘Meu Jardim Secreto’ foi publicado. Mas será que os desejos femininos mais íntimos também mudaram?”
“Por mais que nós, mulheres, nos imaginemos poderosas, somos treinadas a sentir vergonha desde o dia em que nascemos.”
“Minhas fantasias, minhas regras, certo?”
“Há um desejo de viver um romance para escapar da rotina diária e um desejo de, como nos finais felizes de cinema, ser o objeto único de um amor devotado, que nos coloca antes e acima de todos os outros.”
“Só desejo uma coisa, uma coisa muito simples: que alguém se alegre quando chego.”
Sinopse: O que você deseja quando ninguém está olhando? O que você deseja quando as luzes estão apagadas? O que você deseja quando se torna anônima? Quando falamos de sexo, falamos de feminilidade e maternidade, infidelidade e exploração, consentimento e respeito, justiça e igualitarismo, amor e ódio, prazer e dor. E, no entanto, por muitas razões – algumas complicadas, outras não – muitas de nós não falamos sobre isso. Nossos medos e fantasias mais profundos e íntimos permanecem trancados dentro de nós, até que alguém apareça com a chave. Aqui está a chave. Neste livro que tem o poder de definir uma geração, Gillian Anderson reúne e apresenta cartas anônimas de centenas de mulheres de todo o mundo (além de sua própria carta anônima). Desejo revela como as mulheres se sentem em relação ao amor e ao sexo quando têm a liberdade de falar abertamente sobre suas fantasias.
Sobre a organizadora: Gillian Anderson é uma premiada atriz de cinema, televisão e teatro. Entre outras homenagens, ela ganhou dois Primetime Emmy Awards, dois Golden Globe Awards, três Screen Actor Guild Awards e um Evening Standart Theatre Award, Além do seu trabalho como atriz, Gillian também é reconhecida mundialmente como uma respeitada ativista humanitária. Em 2016, ela foi nomeada OBE (Oficial da Ordem do Império Britânico) honorária por seus serviços ao teatro. Mora em Londres com seus três filhos.
“Desejo – Mulheres do mundo todo revelam suas fantasias de amor e sexo”, de Gillian Anderson, é uma publicação da editora Vestígio. Tem 342 páginas e está à venda nas livrarias de todo o Brasil, assim como nas plataformas de e-commerce no formato impresso e digital.