Novo romance de Maria Eugênia Moreira discute o suicídio a partir da perspectiva da maternidade

Escrito em formato de diário, com um capítulo único, Os pares de sapato não acompanham as quedas, da escritora e psicóloga paulista Maria Eugênia Moreira, se destaca inicialmente pelo tom experimental da narrativa, que anula qualquer possibilidade de tempo.
Nesse sentido, somos guiados essencialmente pela temporalidade ilógica e traumatizada da protagonista, cuja forma de narrar também expõe de maneira visceral a instabilidade que se instaura ao longo do romance, tendo como únicos pontos de realidade os personagens Marcos, o filho suicidado; e Heitor, o pai do menino.
É notável a maneira como o estilo textual consegue conceber, em seu âmago, a experiência do luto. Ao mesmo tempo, as poucas páginas denunciam a aflição daquilo que é indizível ou incapaz de ser elaborado.
É interessante observar, porém, que a experiência não estagna a protagonista, que vai passando por uma série de transformações – em especial, em torno da própria subjetividade advinda de sua compreensão de seu lugar enquanto mãe. Pode-se dizer, inclusive, que o luto se encerra em uma perda de eixo ou senso de self, tornando a história de Os pares de sapato não acompanham as quedas uma narrativa estilhaçada, onde se misturam memória, delírio e realidade, sem um ponto de referência. Este, talvez, seja um dos grandes pontos altos do livro – a capacidade de tornar uma história fragmentada, mas que sensibiliza.
Por outro lado, são levantados questionamentos acerca do que é e do que significa a maternidade após uma tragédia, que se tornam objetos de investigação da personagem. O leitor é convidado, assim, aos mosaicos de seus experimentos acerca de sua condição, que perscruta lugar de mãe, pai, filho e família de forma por vezes lúcida, por vezes absurda, por vezes surpreendente.
*Laura Redfern Navarro é poeta, jornalista e pesquisadora. Mantém a página literária @matryoshkabooks. Em 2022, foi vencedora em 1o lugar no edital de publicação em poesia do ProAC com o projeto “O Corpo de Laura”. Atualmente, é mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.
Adquira “Os pares de sapato não acompanham as quedas” na loja da Editora Reformatório:
https://editorareformatorio.minhalojanouol.com.br/os-pares-de-sapato-nao-acompanham-as-quedas/p