A Primeira Viagem de Pinguim Tombin

Viagens podem originar boas conversas entre amigos e familiares. Nas mãos de um escritor as histórias viram livro. Foi o que aconteceu com a viagem que a escritora Cléo Busatto fez à Patagônia, em 2006.
Passando por Punta Tombo, Cléo visitou a maior colônia de Pinguins de Magalhães do mundo. A reserva fica localizada numa península e possibilita ao visitante ver os bichinhos bem de perto, por meio de passarelas que atravessam seu habitat.
Cléo também observou que não são todos os visitantes que respeitam o espaço deles. Isso provocou reflexões que sugeriram uma história linda perpassada por emoções e sentimentos, como saudade, coragem, tristeza e, principalmente, amor.
Pinguim Tombin vivia uma vida tranquila no litoral Sul da América do Sul, até que um bando de estranhos animais aparece causando pânico entre os pinguins. Durante a confusão, a família de Tombin é obrigado a fugir e faz uma pequena viagem pelas águas da praia, até que se separam de mamãe Tombin. Em uma jornada incerta, Tombin e seu pai procuram por ela, enfrentando cada um, seus próprios medos, tristezas e desafios, até finalmente encontrá-la. Juntos novamente, eles reconstroem suas vidas e encontram a tranquilidade numa nova morada.
Acompanhados pelas ilustrações sensíveis de Verônica Fukuda, criadas em aquarela digital, os pequenos leitores passeiam pelos espaços onde vivem os pinguins e compartilham com o pequeno Tombin, o medo e a esperança de reencontrar a mãe. A lua nova traz a escuridão e a página se torna uma paisagem em dégradés e nuances de preto.
Cléo Busatto conta uma história sobre encontros e desencontros, numa jornada emocionante, cheia de desafios, descobertas e encantamento. E, a partir desta proposta, mostra ao leitor os impactos das diferentes atuações do homem junto à natureza e suas consequências. A Primeira Viagem de Pinguim Tombin é um livro que amplia o vocabulário emocional da criança e a compreensão sobre seus sentimentos.
Ficha técnica Título: A Primeira Viagem de Pinguim Tombin
Autora: Cléo Busatto Editora: CLB Produções ISBN: 978-65-87181-35-6
Páginas: 56
Tamanho: 20,5 X 27,5
Formato: brochura com orelha Preço: R$ 74,00
Onde encontrar: https://www.amazon.com.br/dp/658718135X
Serviço
Lançamento em Curitiba, dia 17 de maio na Livraria da Vila Shopping Pátio Batel, das 15h às 18h.
Lançamento em São Paulo, dia 24 de maio na Livraria Bibla, das 10h às 12h.
Finalista do Prêmio Jabuti em 2023 com o livro infantil “Um Lago, Um Menino e a Lua”, e em 2016 com “A Fofa do Terceiro Andar”, Cléo Busatto tem 50 obras publicadas e mais de 500 mil exemplares vendidos. Dedicada principalmente à literatura infantil e infantojuvenil, teve sete publicações aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), entre elas, “A Última Livraria da Minha Rua” (2024), “Os Minúsculos” (2023) e “Quatro Histórias de Amor para Pequenos Leitores” (2023). Também é mestre em Teoria Literária (UFSC) e formadora de mediadores de leitura através do seu projeto “Histórias da Cléo”, agora na sua 5ª edição, e visita municípios com menos de 20 mil habitantes do estado do Paraná.
Redes sociais:
Instagram – @cleo_busatto
Facebook – /cleo.busatto
LinkedIn – Cléo Busatto
Youtube – /clbprodu
Site – cleobusatto.com.br