Pular para o conteúdo

No mês do orgulho LGBTQIAPN+, Parque de Ideias recebe peça “Tom na Fazenda” com entrada gratuita

De 9 a 25 de junho, o Parque de Ideias, projeto idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”), retorna à Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, com uma programação cultural gratuita voltada à diversidade e à formação artística. O destaque do mês é a aclamada peça “Tom na Fazenda”, protagonizada por Armando Babaioff, que será apresentada em dose dupla, nos dias 10 e 11.  As inscrições já podem ser feitas pelo site.

A montagem, que já ganhou prêmios como Shell, APCA, Cesgranrio e APTR, é dirigida por Rodrigo Portella e baseada no texto do autor canadense Michel Marc Bouchard. Desde sua estreia, em 2017, já foi vista por mais de 130 mil pessoas no Brasil e no exterior. Com Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary no elenco, “Tom na Fazenda” acompanha a história de um publicitário que viaja ao interior para o funeral do namorado e precisa lidar com o luto diante de uma família que desconhecia a relação. O espetáculo discute temas como homofobia, segredo e repressão em meio a conflitos familiares.

Também no dia 10, o jornalista e curador André Fischer, responsável pela direção de comunicação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e criador do Festival MixBrasil, participa do Parque de Ideias para uma palestra sobre diversidade e mercado de trabalho. A abertura será feita por Mariana Rodeio, gerente de cultura, engajamento e inclusão da BAT.

No dia 9, às 14h30, o Parque recebe a palestra “Possibilidades Poéticas dos Audiolivros”, com Maria CarvalhosaMariana Beltrão e participação do ator Enrique Díaz, que fará a leitura do livro “Quando deixamos de entender o mundo”. Maria, que ficou cega aos 13 anos, é uma das fundadoras da Supersônica, primeira editora brasileira dedicada exclusivamente a audiolivros, e compartilha no encontro sua experiência com a criação de obras sonoras que vão além do formato informativo. A conversa discute aspectos técnicos e criativos da produção de audiolivros, com foco em acessibilidade, linguagem e escuta como experiência literária.

Entre as oficinas gratuitas, a programação de junho contará com a já tradicional Oficina de Técnico de Som, ministrada por Leo Shogun, e com a nova Oficina de Criação, Dramaturgias e Atuação para Audiovisual, conduzida por Cristina Moura

Shogun é técnico de som com mais de 20 anos de experiência em estúdios e produções musicais, tendo trabalhado com artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Adriana Calcanhoto. A oficina que ministra no Parque é voltada a quem quer aprender gravação, mixagem e masterização de forma prática  e acontece nos dias 9, 11, 12, 13, 16, 18, 23 e 25 de junho, das 9h30 às 13h, no estúdio da própria biblioteca. 

Já Cristina Moura é diretora, coreógrafa e preparadora de elenco, com trajetória internacional e trabalhos recentes na TV Globo como “Vai na Fé” e “Encantados”. Na oficina, que ocorre de 9 a 12 de junho, das 10h às 13h, ela propõe uma imersão em linguagem cênica e atuação para a câmera, voltada a estudantes e atores em formação. Ambas as atividades são gratuitas e com vagas limitadas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.