Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “O dia que Eva decidiu morrer”, de Adriano Silva

Falar sobre a Morte Voluntária Assistida, conhecida pela sigla MVA, não é um assunto fácil, é um tema que gera desconforto, mas entendi que precisamos saber do que se trata até mesmo para estar pronto para saber ouvir as pessoas que optem por esse tipo de partida.

É muita prepotência do ser humano achar que vai viver eternamente, a única certeza que temos se estamos aqui, vendo esse vídeo, é que estamos vivos e sendo assim, vamos morrer.

“O dia que Eva decidiu morrer – Uma reflexão sobre autodeterminação e direitos de fim de vida”, foi escrito pelo jornalista Adriano Silva e publicado recentemente pela editora Vestígio.

Eva vê o fim da sua vida se aproximar mais rapidamente depois de um AVC devastador. Com todos os diagnósticos médicos em mãos, sabe que não há mais volta e ela decide pela morte voluntária assistida, programando uma viagem até a Suíça para isso. Não foi tão simples assim, tudo que acontece após o AVC, até a decisão pela MVA, faz nós que estamos lendo e o filho de Eva pensar muito sobre o assunto.

A ideia aqui não é ser contra ou a favor da morte voluntária assistida, mas a favor das pessoas conhecerem mais sobre o assunto. Segundo perspectivas futuras do IBGE, a expectativa de vida deve crescer de 76,4 anos (2023) para 83,9 anos (2070).

A idade mediana deve atingir 51,2 anos em 2070 (era ~34,8 em 2023). Ou seja, vamos viver por mais tempo, além de que o índice dos 60 mais está aumentando a cada dia e com isso, vamos cada ver mais ter que lidar com o envelhecimento.

Adriano Silva capricha muito nos dados, o livro é muito atualizado e serve como base para consulta sobre o assunto. Além da história de Eva, que é real, mas com nomes fictícios, há outras histórias que nos ajudam a ter noção de possíveis situações onde se pensa sobre programar o fim da vida.

“O dia que Eva decidiu morrer – Uma reflexão sobre autodeterminação e direitos de fim de vida”, escrito por Adriano Silva e publicado pela editora Vestígio está à venda nas livrarias de todo o Brasil e nas plataformas de e-commerce.

Janaina Leme

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.