Pular para o conteúdo

Circos – Festival Internacional Sesc de Circo traz espetáculos que valorizam a diversidade na cena circense 

De 8 a 24 de agosto, a cidade de São Paulo recebe a 8ª edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, reafirmando a linguagem como espaço de escuta, memória e resistência. Com curadoria voltada à pluralidade de vozes e estéticas, o evento consolida-se como um dos principais encontros da produção circense contemporânea no mundo reunindo artistas de nove estados brasileiros e representantes de 21 países.

Ao longo de 17 dias, o festival bienal ocupará as unidades 14 Bis24 de MaioAvenida PaulistaBelenzinhoBom RetiroCarmoConsolaçãoGaleria(futura unidade), IpirangaInterlagosPinheirosPompeiaSantana e Vila Mariana e mais seis espaços públicos da capital paulista.

O festival reafirma a importância do circo como ferramenta de transformação social, trazendo corpos diversos e narrativas que provocam e mobilizam. A programação conta com produções e artistas LGBTQIAPN+ internacionais e do Brasil, exaltando a representatividade no picadeiro.

Dirty Laundry, do Briefs Factory(Austrália) [20, 21 e 22/8 – quarta, quinta e sexta, 21h, no Sesc Pompeia] questiona padrões sociais pré-estabelecidos e celebra diferenças, similaridades e o direito ao ridículo com humor, energia e impacto visual. O coletivo queer australiano apresenta uma festa-cabaré com acrobacias ousadas, giros suspensos, malabarismo com bolas, performances com espumas de sabão, bambolê em chamas e até um número de striptease.

Do Brasil, Tarântula Transita, de Vulcanica Pokaropa (São Paulo) [12/8terça, 15h e 20h, Sesc Pompeia] usa humor, malabarismo, mágica e manipulação de bonecos para questionar as narrativas oficiais e propõe ao público olhar para as vidas trans não como exceções, mas como parte fundamental da trama social brasileira.

A montagem entrelaça arte, memória e política a partir de uma perspectiva transfeminina, anticolonial e dissidente. A obra tem como uma de suas principais motivações a Operação Tarântula, ação da Polícia Federal ocorrida durante a ditadura militar no Brasil, que prendeu e perseguiu travestis e mulheres trans em diversos estados. A performance de Vulcanica Pokaropa propõe ressignificar a narrativa com poesia e resistência, evocando a memória das vítimas e refletindo sobre as realidades opressivas.

 

Ainda entre os artistas nacionais, Circo Science do Mangue ao Picadeiro, da Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco) [12 e 13/8 – terça e quarta, 20h, no Sesc Bom Retiro] homenageia Chico Science, o álbum Da Lama ao Caos e os 30 anos do movimento manguebeat, unindo dança, equilibrismo e acrobacias de solo e aéreas. A concepção do trabalho é fruto de pesquisa identitária do coletivo pernambucano formado por jovens artistas negros, periféricos e LGBTQIAPN+ egressos da Escola Pernambucana de Circo, partindo da pergunta “O que Chico Science defenderia hoje?”.

Sobre o Sesc

Com mais de 78 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 43 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações para promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, além de toda a sociedade. Mantido por empresas do setor, o Sesc é uma entidade privada que atende cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Para mais informações, acesse o portal: sescsp.org.br

Serviço:

Circos – Festival Internacional Sesc de Circo

De 8 a 24 de agosto de 2025. sescsp.org.br/circos

Dirty Laundry, do Briefs Factory(Austrália) [20, 21 e 22/8 – quarta, quinta e sexta, 21h, no Sesc Pompeia]

Tarântula Transita, de Vulcanica Pokaropa (São Paulo) [12.8 terça, 15h e 20h, Sesc Pompeiahttps://www.sescsp.org.br/programacao/tarantula-transita-8/

 

Circo Science do Mangue ao Picadeiro, da Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco) [12 e 13/8 – terça e quarta, 20h, no Sesc Bom Retiro]

 

Venda de ingressos on-line e presencial no aplicativo Credencial SescSP, no portal e nas bilheterias das unidades.

Unidades do Sesc: 14 Bis, 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Carmo, Consolação, Galeria (futura unidade), Ipiranga, Interlagos, Pinheiros, Pompeia, Santana e Vila Mariana.

Espaços Públicos:

Bulevar do Rádio, Centro de Memória do Circo, Museu do Ipiranga, Parque da Independência, Praça da Sé e Theatro Municipal

Evento organizado no âmbito da Temporada França-Brasil 2025

Organizadores: République Française, Institut Français, IGR – Instituto Guimarães Rosa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.