Pular para o conteúdo

NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE ESTREIA NOS CINEMAS EM 14 DE AGOSTO, MAIS RELEVANTE DO QUE NUNCA

A cineasta Sandra Kogut, conhecida por seu olhar sensível e profundo sobre questões sociais e políticas, chega aos cinemas com seu novo documentário NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE, um dos registros mais contundentes da história recente do Brasil. Com estreia marcada para 14 de agosto nos cinemas com distribuição da O2 Play e Lira Filmes, o longa traz uma reflexão sobre a tensão política e social que atravessou o país em 2022, até chegar aos ataques que aconteceram em 8 de janeiro.


“Filmamos ao longo de todo o ano de 2022. Em dezembro de 2023 tivemos uma primeira sessão pública do filme (inesquecível, catártica) no Festival de Brasília. Depois disso vieram muitos festivais, muitos países, e agora é que o filme está estreando comercialmente no Brasil.” revela Kogut sobre o lançamento do filme: “Estou sentindo que esse é um ótimo momento para lançar o filme. A cada sessão que fui, cada encontro com o público, seja na Coreia, na França, na Espanha… enfim, nos lugares mais diferentes, percebi que o filme ganhava mais camadas ao dialogar com os acontecimentos da realidade. Aqui no Brasil sinto isso de maneira ainda mais forte.”

Sandra Kogut, que já é consagrada por obras como “Três Verões” (2019) e “Campo Grande” (2015), aposta mais uma vez no poder do documentário para captar a complexidade de um momento histórico. E, assim como em seu trabalho anterior “Voluntário ****1864” (2021), o foco da diretora está naqueles que fazem a história acontecer, mas raramente são vistos ou ouvidos. Em NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE Kogut volta o seu olhar aos voluntários que garantem o funcionamento do processo eleitoral, muitas vezes invisíveis para a grande mídia.

A cineasta destaca que seu documentário torna-se cada vez mais relevante e necessário: “Quanto mais o tempo passa e vamos entendendo o perigo que a nossa democracia correu nas últimas eleições, mais rica é a experiência do filme. Ele vai ganhando novas camadas, ganhando mais complexidade. Porque as eleições de 2026 já estão ali na esquina, o assunto já dominou o noticiário, e ao mesmo tempo estamos vivendo os desdobramentos e as consequências da tentativa de golpe nas últimas eleições. O país está de olho. E a experiência do filme nos faz mergulhar nisso tudo de novo. Acho importante poder fazer isso nesse momento.”

Em um momento de incertezas políticas, onde a polarização e as fake news ainda moldam a opinião pública, o filme de Sandra Kogut oferece uma visão não apenas do passado recente, mas também do futuro que se desenha. NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE não oferece respostas fáceis, mas é, sem dúvida, um convite para que o público mergulhe nas complexidades da história brasileira recente e se aproprie do debate sobre o futuro do país. Com sua sensibilidade única e um olhar preciso sobre os momentos que definiram a história recente, Sandra Kogut não só documenta o presente, mas antecipa um futuro no qual a vigilância democrática é mais importante do que nunca.

NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE estreia em 14 de agosto nos cinemas brasileiros, com distribuição da O2 Play e Lira Filmes.

Sinopse:
Rodado ao longo do ano de 2022, o filme acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023. Através do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas, que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país onde a democracia esteve seriamente em jogo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.