Como ser uma mulher forte sem abrir mão da feminilidade?

Como curar feridas emocionais, fortalecer a autoestima e se libertar de padrões que impedem vínculos saudáveis? Com o objetivo de auxiliar mulheres que enfrentam ciclos de relações prejudicais, a terapeuta sistêmica e especialista em autoestima Larissa Topper lança Seja a rainha da sua vida: as 7 estratégias para transformar a sua autoestima e seu relacionamento.
Na obra, publicada pela Citadel Editora, a autora parte da própria trajetória – marcada por dores, incertezas, descobertas e reconstruções – para inspirar aquelas que desejam assumir o protagonismo da própria história sem renunciar à feminilidade. Ao combinar linguagem acolhedora, relatos pessoais, fundamentos terapêuticos e exercícios práticos, ela conduz as leitoras a uma reconexão com a sensibilidade das mulheres, um reencontro essencial para quem deseja abandonar os padrões comportamentais herdados da relação com os pais.
Pare um momento e reflita sobre como era a relação entre seu pai e sua mãe.
Será que sua mãe exaltava seu pai? Ela elevava a sua autoestima?
Dizia que ele era um ótimo homem, forte, o provedor da casa,
um bom companheiro, demonstrando admiração por ele?
E seu pai, tinha admiração por sua mãe?
Ele trazia flores para ela sem motivo, era romântico, parceiro, apaixonado?
Será que foi isso que você viu na infância? Provavelmente não.
A maioria das pessoas está presa a dinâmicas destrutivas,
e existem alguns tipos de comportamento
que tanto mulheres quanto homens assumem.
(Seja a rainha da sua vida, p. 28)
A cada capítulo, Larissa desenvolve uma das sete estratégias propostas , entre elas, a compreensão da mente masculina. De acordo com a escritora, existem fatores biológicos e culturais que influenciam a forma como os homens se expressam, se relacionam e tomam decisões. Nesse contexto, ela introduz o conceito de “desmasculinização”, quando a figura feminina, ao tentar controlar, corrigir ou liderar constantemente, enfraquece o instinto masculino de proteger, cuidar e assumir responsabilidades.
Para aprofundar a compreensão das dinâmicas afetivas dos casais, a mentora apresenta arquétipos comportamentais. Entre os homens, Larissa propõe quatro perfis: o Leite Ninho (imaturo e passivo), o Bobo da Corte (sedutor e instável), o Nevasca (frio e distante) e o Rei (maduro, protetor e emocionalmente disponível). Já no âmbito feminino, destaca três máscaras frequentemente adotadas como forma de defesa emocional: a Tirana (controladora e exigente), a Submissa (omissa e carente) e a Chantagista (autossuficiente e emocionalmente fechada).
Como contraponto, ela destaca o arquétipo da Rainha, uma mulher que une sensibilidade, firmeza e autenticidade, sabe impor limites com gentileza, acessa sua espiritualidade e inspira o parceiro a evoluir. Essa figura representa a mulher que reconhece o próprio valor, cultiva o amor-próprio e exerce influência com leveza, equilíbrio e sabedoria emocional, sem precisar abrir mão da energia feminina para ocupar espaços de protagonismo na relação.
Além dessas estratégias, Larissa Topper percorre nos demais capítulos temas como: comportamentos geracionais, feridas da infância, sexualidade, bloqueios emocionais, espiritualidade e comunicação afetiva. Mais do que um guia para ter um relacionamento saudável, Seja a rainha da sua vida é uma leitura essencial para todas que desejam se reconectar com a feminilidade, sem abdicar da própria autonomia.
Ficha técnica
Título: Seja a rainha da sua vida: as 7 estratégias para transformar a sua autoestima e seu relacionamento
Autora: Larissa Topper
Editora: Citadel
ISBN: 978-6550474881
Número de páginas: 208
Preço: R$ 64,90
Onde encontrar: Amazon