Letra da Cidade relança Pyxai, conto guarani ilustrado por artistas dos coletivos Tenonderã Ayvu e Xiloceasa

O selo editorial Letra da Cidade relançou Pyxai, obra que nasceu de uma experiência de intercâmbio entre jovens dos coletivos Tenonderã Ayvu – composto por artistas, comunicadores e lideranças das aldeias Guarani Mbya na Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo – e Xiloceasa, de artistas moradores de comunidades do entorno do Ceagesp. O livro foi ilustrado pelos coletivos a partir de um conto original de Xeramõi José Fernandes, líder espiritual guarani, e pode ser adquirido on-line: https://institutocare.org.br/nucleos/livros/pyxai/.
Letra da Cidade é o selo editorial dos institutos Acaia e Çarê, organizações que mantêm uma escola gratuita e um centro cultural de acesso livre na Vila Leopoldina, em São Paulo. Os títulos da Letra da Cidade cobrem áreas de interesse dos institutos, como educação, cultura jovem periférica, música e artes visuais.
As ilustrações e o projeto gráfico de Pyxai foram construídos em torno de um conto recebido pelo xeramõi José Fernandes, dirigente espiritual e liderança fundamental na luta pela preservação da cultura dos Guarani Mbya e pelo reconhecimento das Terras Guarani. A primeira edição do livro, com prefácio da escritora e pesquisadora Heloísa Prieto, foi lançada em 2016 com uma tiragem limitada de 350 exemplares produzida de forma totalmente artesanal no ateliê de xilogravura e tipografia do ateliescola acaia, em São Paulo. A nova edição, fac-similar, é dedicada à memória de José Fernandes, falecido em maio de 2021, e de Fábio Mello, integrante do coletivo Tenonderã Ayvu.
“A história intrigante de João, o homem ferido e fraco que parte numa jornada montado num cavalo magro, abre uma senda muito peculiar. Sofrido, debilitado, incapaz de trabalhar, portanto o menos adequado de todos os candidatos a conquistadores de princesas, ele passará por uma transformação raramente vista”, retrata Heloísa Prieto no prefácio. “Sendo um narrador primordial, porta-voz das histórias profundas disfarçadas em contos leves, o autor fala de derrota, renascimento, encontro amoroso, solidariedade e, principalmente, justiça”, conta.
Na nova edição, a antropóloga Maria Inês Ladeira, fundadora do Centro de Trabalho Indígena e participante da mesa de lançamento, homenageia José Fernandes. “Entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980, os Guarani reviveram o desafio de conservar as terras que ocupavam junto à Serra do Mar, onde as florestas protegiam seu modo de viver e sua autonomia”, escreve. “(…) na contramão de outros líderes espirituais, [José Fernandes] apadrinhou uma legião de juruá (não indígenas), construindo uma rede de aliados e parceiros do movimento guarani”.
Realização do ateliescola acaia, com apoio do Instituto Çarê e da Nômade Filmes, Pyxai fortalece a aposta na arte como ferramenta na superação de conflitos e na preservação de culturas brasileiras fundamentais.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail somos@institutocare.org.br, pelo telefone (11) 2892-7215 ou nas redes do @institutoculturalcare.
Serviço
Pyxai
Texto: Xeramõi José Fernandes
Editora: Letra da Cidade
Realização: ateliescola acaia
Apoio: Instituto Çarê e Nômade Filmes
ISBN: 9786599-634345