Pular para o conteúdo

Exposição Altares de Día de Muertos 2025 homenageia as Mulheres Indígenas na Galeria Marta Traba


A partir de 1º de novembro, a Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, recebe a Exposição Altares de Día de Muertos 2025, com curadoria de Arthur Jorge Lima. Este ano, o tema presta uma homenagem às Mulheres Indígenas, destacando sua força ancestral e papel essencial na preservação das tradições e saberes dos povos originários. 

A exposição integra a programação do Festival Día de Muertos, que acontece nos dias 1º, 2, 8 e 9 de novembro, das 11h às 21h, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, com entrada gratuita. A realização é da Art Shine Promoções e Eventos em parceria com o Consulado Geral do México em São Paulo, celebrando a rica herança cultural mexicana e latino-americana em um encontro de arte, memória e espiritualidade.

O tema deste ano será uma homenagem às Mulheres Indígenas, com nove altares produzidos por escolas e artistas. A mostra convida o público a refletir sobre a espiritualidade, a ancestralidade e a transcendência da morte a partir de diferentes perspectivas artísticas e culturais.

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) integra a “Exposição dos Altares”, com uma intervenção que trata da relação dos povos originários com a morte de forma transcendental. A instalação traz a representação de mulheres indígenas de diferentes etnias, que mostra a força feminina ancestral e a importância da mulher na preservação e permanência da cultura.

Na programação, o público poderá assistir ao curta-metragem animado “Mãtãnãg, A Encantada”, inspirado em uma história tradicional do povo Maxakali, em que uma mulher segue o espírito de seu marido até a aldeia dos mortos. Entre os artistas participantes, destacam-se Maurício Kiffer, do Rio de Janeiro, com uma instalação que conecta a floresta e as borboletas monarcas.

A fotógrafa mexicana Tânia Pastrano, traz imagens de altares típicos de Oaxaca. O fotógrafo e indigenista Renato Soares, apresenta registros que celebram a diversidade dos povos originários brasileiros.

A artista visual Flávia Vazzoler, também integra a mostra com uma instalação inédita. Marco Aurélio Bispo, Lucas Piva e Felipe Machado assinam uma intervenção visual — uma parede composta por rostos de mulheres pintadas, simbolizando a pluralidade feminina.

Serviço:

 Exposição Altares de Día de Muertos 2025

Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina

 Local: Memorial da América Latina – Avenida Mário de Andrade, 664

De 1º a 9 de novembro de 2025

1º, 2, 8 e 9 de novembro das 11h às 20h

3 de novembro – fechado

4, 5, 6 e 7 de novembro – das 10h às 17h

Festival Día de Muertos 2025

Memorial da América Latina – Praça Cívica, Praça das Sombras e Galeria Marta Traba

Datas: 1º, 2, 8 e 9 de novembro de 2025

Horário: das 11h às 21h (Exposição até 20h)

Entrada gratuita

Como chegar: Ao lado do metrô Barra Funda 

Festival Pet Friendly 

Estacionamentos terceirizados: portões 8 e 15

Bicicletário: portão 9

Instagram: @artshine

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.