Pular para o conteúdo

Romance expõe assédios sofridos por mulheres no serviço público e revela bastidores de abusos de poder em câmara municipal fictícia

O assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é o eixo central de O banheiro (Scortecci Editora), novo romance de Claudia Isadora Fernandes de Oliveira, que mergulha nos bastidores de uma câmara municipal fictícia para revelar relações de abuso de poder. A narrativa acompanha Acácia, uma revisora concursada que, após entrar em conflito com o diretor Gervânio, passa a enfrentar um ambiente ainda mais hostil quando é obrigada a trabalhar ao lado de um assediador conhecido dentro da instituição.

Ambientada na cidade fictícia de Guaipeca, a obra constrói um retrato inquietante de como estruturas hierárquicas podem ser utilizadas para proteger comportamentos abusivos. O diretor Matarazzo, figura central desse sistema, representa a engrenagem de poder que sustenta e perpetua práticas de assédio, evidenciando a dificuldade de enfrentamento por parte das vítimas. Ao longo da narrativa, o cotidiano de Acácia é atravessado por medo, tensão e isolamento, elementos que revelam a dimensão psicológica da violência institucional.

Com linguagem direta e atmosfera densa, o romance aposta na construção de uma protagonista que simboliza milhares de mulheres que enfrentam situações semelhantes no mercado de trabalho. Mais do que uma ficção, O banheiro se apresenta como uma denúncia literária, ao evidenciar a naturalização de comportamentos abusivos e a fragilidade dos mecanismos de proteção dentro de determinadas estruturas públicas.

Em seu novo livro, a revisora e servidora pública Claudia Isadora Fernandes de Oliveira reafirma seu interesse por narrativas que dialogam com questões sociais contemporâneas, especialmente causas de luta por direitos femininos, utilizando a literatura como instrumento de reflexão e provocação.

Ao expor uma realidade muitas vezes invisibilizada, O banheiro convida o leitor a refletir sobre os limites entre autoridade e abuso, além de questionar o papel das instituições diante de práticas que insistem em se perpetuar. Trata-se de uma obra que ultrapassa a ficção para se inserir no debate urgente sobre assédio e responsabilidade no ambiente de trabalho.

Sobre a autora:

Claudia Isadora Fernandes de Oliveira é formada em Letras Português-Inglês, pós-graduada em Língua Portuguesa e Arteterapia. Tem extensão em Educação Musical; curso de Formação Cinematográfica; Artes Cênicas e Dança do Ventre. Atualmente, trabalha com revisão. Já publicou algumas obras, dentre elas: Alatina, a Gênia Moderna e mais recentemente publicou o livro O banheiro, ambos pela Scortecci Editor

Ficha técnica:

Título: O banheiro

Autoria: Claudia Isadora Fernandes de Oliveira

Editora: Scortecci Editora

ISBN do livro físico: 978-85-366-7290-8

Gênero: Ficção brasileira

Número de páginas: 76

Preço de capa: R$ 50,00

Links de venda:

Livraria Scortecci:

https://www.livrariascortecci.com.br/detalhes.php?sid=09042026140821&prod=10567&friu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.