Itamar Vieira Junior realiza palestra e inspira Ciclo de Leitura na CAIXA Cultural São Paulo

Em julho, a programação da CAIXA Cultural São Paulo reúne a palestra “É mesmo ficção?”, conduzida por Itamar Vieira Junior, e o Ciclo de Leitura: Vozes em Terra – ecos de resistência em Torto Arado, realizado pelo Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. As atividades têm como ponto de partida a produção literária do escritor e questões presentes em seus livros.
Autor de Torto Arado, Salvar o Fogo, Coração Sem Medo e Doramar ou a Odisseia, Itamar Vieira Junior conduz, no dia 18, a palestra “É mesmo ficção?”, estruturada a partir de leituras comentadas e conversas sobre literatura, memória, território e processos de criação narrativa.
Voltado a leitores, estudantes, educadores, pesquisadores e interessados em literatura contemporânea, o encontro oferece uma aproximação com referências, contextos e elementos presentes na trajetória e na produção literária do escritor.
Ciclo de Leitura
Em diálogo com a palestra, a atividade promove a leitura compartilhada de Torto Arado e a mediação de conversas sobre aspectos literários, culturais e históricos abordados no romance, estimulando a troca de interpretações entre os participantes.
Ao reunir a leitura da obra e o encontro com seu autor, a programação oferece ao público um espaço de reflexão sobre a literatura brasileira contemporânea e sobre os múltiplos sentidos presentes na escrita de Itamar Vieira Junior.
SERVIÇO:
[Palestra]: “É mesmo ficção?”, com Itamar Vieira Junior
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP
Data: 18 de julho de 2026
Horário: 15h às 17h
Duração: 2 horas
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 140 participantes
Informações: (11) 3321-4400
Site: caixacultural.gov.br | Instagram: @caixaculturalsp
[Ciclo de leitura]: Vozes em Terra – ecos de resistência em Torto Arado
Local: Sala de Oficinas
Datas: 11 e 25 de julho de 2026
Horário: 10h às 12h
Duração: 2 horas por encontro
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 participantes por encontro