Sociólogo une afrofuturismo e ancestralidade dos orixás em fantasia urbana

Ambientado no Rio de Janeiro contemporâneo, o livro “Orixás: O poder dos filhos do Tempo”, do sociólogo e escritor João Raphael Ramos, acompanha a trajetória de descendentes diretos dos orixás destinados a salvar o futuro. A obra tem início em pesquisas do autor sobre educação antirracista e raízes africanas. Nelas, João levanta novas perspectivas das culturas africanas e afro-brasileiras que aproximam esses elementos da literatura fantástica. Apresentador do programa “E, aí, professor?”do Canal Futura, o autor traz em sua obra elementos do afrofuturismo, movimento estético e cultural que valoriza a identidade, a ancestralidade e o protagonismo negro na literatura, no cinema e nas artes.
Em “Orixás”, um grupo de jovens precisa enfrentar o MAAFA, uma sombra ancestral que se alimenta das histórias dos mundos dos vivos e dos espíritos. Em meio à jornada, o passado e o futuro estão entrelaçados. Rivalidades, desafios, perdas e guerras colocarão à prova sua união, exigindo que permaneçam juntos apesar das diferenças. Akin, Ayô, Mali, Jana, Raoni, João e Zian são jovens que carregam em si heranças que ultrapassam o presente. Eles são os Supraviventes, descendentes diretos dos Orixás, marcados pelo axé e pela responsabilidade de manter viva a conexão entre o mundo humano e o divino.
Convocados ao Tempo Espiralar — um espaço onde memória, ancestralidade e destino confluem —, eles atravessam momentos marcantes da história, revisitando reinos esquecidos, travessias forçadas, guerras e resistências que moldaram gerações. Em suas jornadas, enfrentam ajoguns, reequilibram seus Oris e despertam forças adormecidas. No entanto, os maiores desafios não vêm apenas dos inimigos: entre eles surgem afetos, rivalidades, dúvidas e segredos que colocam à prova seus laços e expõem feridas antigas.
Ao se reunirem, eles percebem que suas trajetórias fazem parte de algo muito maior: a aproximação da MAAFA, uma sombra ancestral alimentada pelas dores da história humana, capaz de consumir tanto o mundo espiritual quanto o dos vivos.
Entre memórias e escolhas, os Supraviventes precisarão descobrir se o axé que carregam será suficiente para impedir que o passado destrua o futuro. Porque há heranças que não podem ser ignoradas — e chamados que não podem ser recusados. Sedutor, intenso e carregado de significado, este não é apenas um romance, mas antes de tudo um convite para enxergar o invisível, sentir o inexplicável e redescobrir a magia que habita o mundo ao nosso redor.
Sobre o autor:
João Raphael Ramos é educador, sociólogo e pensador afro-brasileiro. Doutorando em pesquisas e produções que envolvem o campo da educação antirracista, cria conteúdo nas redes sociais buscando popularizar sua área de estudo e as culturas africanas e afro-brasileiras. Como professor de sociologia e filosofia, leciona para o ensino médio nas redes particular e pública do Rio de Janeiro, atua também como colunista sobre África no site Opera Mundi. Orixás é seu livro de estreia. Em seu tempo livre, gosta de ler fantasia, ficção científica e afrofuturismo.
Serviço
Livro: Orixás: O poder dos filhos do Tempo
Autora: (@afroliterato)
Editora: Galera Record
Disponível para compra através do link