50 ANOS DE ENTREVISTA COM O VAMPIRO

Publicado pela primeira vez em abril de 1976, Entrevista com o vampiro foi amplamente rejeitado pela crítica, mas não demorou muito para conquistar leitores e se tornar um fenômeno cult. Mesmo anos depois de sua publicação, a história segue atravessando gerações e ganhando novas adaptações para o cinema e televisão.
Em ensaio publicado recentemente pelo New York Times, Christopher Rice, filho da autora Anne Rice, trouxe novos detalhes sobre a criação do romance que completa 50 anos em 2026. Christopher conta como a mãe encontrou na literatura uma forma de lidar com a experiência mais dolorosa de sua vida. Em 1972, Anne perdeu a filha Michele, que morreu de leucemia aos cinco anos. Após a morte da filha, Rice canalizou o luto na escrita do que viria a se tornar seu livro mais famoso.
Entrevista com o vampiro marca o início da série As Crônicas Vampirescas, um universo que transformou a representação dos vampiros na literatura. Entremeando o real e o sobrenatural, a história parte da ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, um homem que afirma ser um vampiro com mais de duzentos anos de idade. Nessa entrevista, Louis revisita sua trajetória, desde a transformação pelas mãos de Lestat de Lioncourt, seu sedutor e controverso criador, até os dilemas da imortalidade, a relação com a pequena vampira Claudia e a culpa que carrega ao longo dos séculos.
O livro, que já vendeu mais de 100 milhões de exemplares ao redor do mundo, é publicado no Brasil pela Rocco, em uma tradução clássica assinada por Clarice Lispector. A editora também tem relançado os livros da série em boxes e edições especiais com novos projetos gráficos, renovando a apresentação das obras sem abandonar sua essência sombria e fascinante.
O sucesso de Entrevista com o vampiro também ultrapassou as páginas e ganhou diferentes versões para as telas. Em 1994 chegou aos cinemas em uma adaptação estrelada por Brad Pitt e Tom Cruise, nos papéis dos vampiros Louis e Lestat. Recentemente, o canal norte-americano AMC adquiriu os direitos da série de livros, e produziu duas temporadas que cobrem o primeiro romance. A terceira temporada, lançada em junho deste ano, acompanha a história do vampiro Lestat e adapta os acontecimentos do segundo livro, levando o universo de Anne Rice a uma nova geração de leitores e espectadores. Todas exibidas no Brasil pela Amazon PrimeVideo e Netflix.
A partir de 2027 a Editora Rocco planeja novas edições dos demais títulos de As Crônicas Vampirescas, entre outras séries da autora, como As Bruxas Mayfair.