Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nasrchtergaele”

No último sábado (01/04) tivemos o prazer de ver de perto Matheus Nasrchtergaele, que estreou no Teatro Raul Cortez “Processo de Conscerto do Desejo“.

Como explica o ator e diretor, não se trata de uma personagem ou mesmo de uma peça teatral. “É um recital à moda grega, é um lamento, mas é iluminado”. Matheus é filho da poeta, da qual interpreta as poesias, que se matou aos 22 anos. À época, Matheus tinha apenas três meses de vida. Em Processo de Conscerto do Desejo os versos de Maria Cecília Nachtergaele são entremeados por canções que gostava de ouvir.

O espetáculo fica em cartaz no Teatro Raul Cortez até o dia 30 de abril, numa temporada definida pelo artista como “mais piafiana”, considerando o palco italiano e a acústica imponente do espaço. “O tom mais íntimo dá lugar ao trágico, à catarse. Está ali o ator, o filho. Ele recita poesias da mãe suicida neste concerto. Isso é muito forte e muito sincero. Eu tinha receio que essa história só dissesse respeito a mim, entretanto as pessoas acabam se conectando com o sentido do viver”, conta.

Matheus lembra que demorou muitos anos para decidir o que fazer com o caderno de poesias da mãe que recebeu de presente do pai aos 16 anos. “Era uma espécie de vespeiro emocional e esperei até sentir que não era mais tão perigoso, que as picadas haviam se cicatrizado”, diz. Os textos de Maria Cecília ganharam o palco antes mesmo da publicação em livro (em 2016, A Mariposa, de Maria Cecília Nachtergaele, foi lançada pela Polvilho Edições na FLIP). “O teatro é lugar da cerimônia, é o meu lugar. Fiz o meu festejo fúnebre e a minha celebração como num ritual japonês colorido”, diz.

Moldando o afeto, a dor, a beleza e tantos sentimentos, Processo de Conscerto do Desejo faz com que a presença de Maria Cecília seja transformadora e tocante. “Não sou nada místico, mas é um pequeno milagre porque ela vive todas as noites, ao meu modo. É uma experiência que transformou o meu pesar e me mostrou a beleza de ser quem sou, apesar de não ter conhecido essa grande mãe. Faço esse espetáculo com uma imensa alegria”, conta.

Processo de Concerto do Desejo cumpriu mais de 74 bem-sucedidas apresentações. Matheus Nachtergaele foi indicado como Melhor Ator nos prêmios Cesgranrio e Shell em 2016. Os principais festivais de cultura e cidades do Brasil já aplaudiram: Rio de Janeiro (Teatro Poeirinha, Espaço Sérgio Porto e Cidade das Artes), São Paulo (Sesc Pompéia), Brasília (Teatro Plínio Marcos), Festival Janeiro dos Grandes Espetáculos (Recife), Festival de Teatro de Curitiba, Mostra Gamboaavista, Festival Porto Alegre em Cena, Festival Tiradentes em Cena, FLIP 2016 (Em Paraty onde lançou A Mariposa), Filo – Festival Internacional de Londrina, Festival Festa (Santos), Belo Horizonte (CCBB), entre outros.

Na homenagem, o ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Henrique Rohrmann, no violino.

Ficha Técnica 

Concepção e atuação: Matheus Nachtergaele. Textos: Maria Cecília Nachtergaele. Violão: Luã Belik. Violino: Henrique Rohrmann. Design Som/Operação de Som: Andrea Zeni. Iluminação: Orlando Schaider. Contra regra/Camareira: Cedeli Martinusso. Corpo: Natasha Mesquita. Voz: Célio Rentroya. Artes visuais: Cláudio Portugal e Karina Abicalil. Mídia Sociais: Rodrigo Pires. Direção de Produção: Miriam Juvino. Produção Executiva: Valéria Luna. Assessoria Jurídica: Lilian Santiago (Coarte) Produção Local / SP: Ideias & Ideias Produções Artísticas. Produção Executiva SP: João Federici / Josi Geller. Assessoria de Comunicação: Arteplural. Realização: Pássaro da Noite

Serviço 

Processo de Conscerto do Desejo, de Matheus NachtergaeleDe 1º e 30 de abril. Sextas, às 21h30; sábados, às 21h e domingos, às 18h.

Teatro Raul CortezEndereço: RDr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista. Telefone: (11) 3254 1631. Classificação: 16 anos Duração: 60 minutos. Ingressos (inteira): R$ 40 (sextas) e R$80 (sábados e domingos). Venda de Ingressos: Pelo telefone (11) 2626-5282; pelo site compreingressos.com e na bilheteria do teatro (de terça-feira a quinta-feira, das 14h às 20h. Sexta-feira a domingo, das 14h até o início do espetáculo). Capacidade: 513 lugares

Mais uma vez, agradecimento a Arte Plural pelo convite 🙂

E, se for conferir o espetáculo, não deixe de contar suas impressões também!

Jana Leme

@eujaestiveem

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: