Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “SPA Fazenda Igaratá”

Recentemente, tivemos a oportunidade de visitar o SPA Fazenda Igaratá e conhecer mais sobre a dieta desassociada, método utilizado no SPA e defendido pelo Dr. João Cesar Castro Soares há mais de 15 anos.

Dr. João é médico com formação e especialização em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ele é o endocrinologista  responsável pela dieta aplicada a todos os hóspedes do SPA Fazenda Igaratá.

O doutor nos explicou que na dieta desassociada, separa-se o carboidrato da proteína. Você come as duas coisas, mas num momento só carboidrato (almoço) e só proteína (jantar). O carboidrato na hora do almoço vai ajudar aos hóspedes terem disposição para participarem das atividades físicas e com isso queimar gordura, evitando também o mal humor, muito comum em todos que optam por dietas livres de carboidratos.

Para o jantar, o grande destaque é a proteína animal porque ela causa a saciedade e evita a compulsão noturna e o famoso assalto à geladeira. Mas, não é tão simples assim.

Não adianta só separar um do outro e achar que está tudo certo… temos um grande vilão à vista: o açúcar branco ele sim precisa ser eliminado das nossas vidas.

Aí veio a grande explicação que fez eu colocar em cheque todo o esforço que faço todos os dias: não adianta você comer um simples bombom por dia (ah, tô comendo só um pouquinho). Isso porque o efeito de comer um bombom ou a caixa inteira é o mesmo: ao você ingerir o açúcar branco está bloqueando a queima de gordura. Ou seja, o indicado é eliminar da vida o açúcar branco e quando realmente for insuportável sobreviver sem ele, fazer o dia do doce. Isso fará menos mal a saúde e prejudicará menos a dieta do que comer um pequeno chocolatinho todos os dias.

E, o mesmo vale para o cafezinho, tá? De nada adianta só o cafezinho com o açúcar, vai ter que cortar isso também. Eu particularmente escolhi o açúcar de coco para substituir, mas qualquer adoçante vale. E quando bater aquela aflição e vontade de comer um doce, tem a opção de comer doces diets também. Para não ser injusta e falar que não tem o mesmo gosto, me desafiei a comer uma paçoca diet e o gosto era bem bom 🙂

Sim, é muita informação, mas ter mais algumas dicas: por mais que role aquela preguiça, fazer atividade física será algo que teremos que conviver para sempre, e sim, depois dos 40 você vai precisar diminuir as porções que come porque seu corpo vai queimar menos, além de perder massa magra. Ou seja, o fato de ser mulher pesa sim.

E o que já sabemos e não colocamos em prática: beber muita água e comer de três em três horas. Dr. João conta que quem come seis vezes ao dia emagrece 20% mais de quem come apenas uma vez por dia. Mas, vale ressaltar que o cérebro demora 15 minutos para identificar o que está acontecendo e ficar saciado, então não adianta comer rápido. Tem que respirar e comer com calma. Por isso, é indicado sempre começar as refeições pela salada. Assim, quando chegar ao prato principal, já estará mais saciado.

Ah, e não podemos deixar de falar da tão amada cerveja. Uma lata de cerveja equivale a 155 calorias, duas latas de cerveja = 310 calorias, o que corresponde a uma refeição. Ou seja, ou você janta ou toma a cerveja :/

Lá no SPA tivemos a oportunidade de almoçar e conhecer o cardápio. As porções são divididas em dietas de 600 e 1.200 calorias. Folhas verdes à vontade, legumes e outros vegetais são fracionados, uma sopinha para esquentar, o prato principal (almoçamos nhoque de abobrinha e estava sensacional) e acreditem, bolo de chocolate de sobremesa.

Ficamos super saciadas, mas parecíamos um relógio. Três horas depois bateu aquela fome. Vale ressaltar que todos que lá se hospedam recebem o acompanhamento do Dr. João, que palestra todos os sábados, e de duas nutricionistas. Todas as refeições e acompanhamento médico está incluso na diária. Também conhecemos mais sobre o hotel e suas dependências e em breve faremos um novo post com todos os detalhes.

Agradecemos ao Dr. João Cesar Castro Soares por todas as explicações e à Ana Beatriz Chacur pelo convite.

As fotos acima ilustram o nosso almoço no SPA.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: