“O Peru de Natal e outros contos de Mário de Andrade” apresenta o modernismo em quadrinhos
Tivemos a oportunidade de ler mais essa obra da Editora do Brasil e foi mega gratificante. Mesmo com uma roupagem muito mais leve e divertida, em quadrinhos, a forma única de Mário de Andrade escrever foi mantida em cada um dos contos apresentados na obra que tem ilustração de Francisco Vilachã.
Na adaptação para quadrinhos, quatro contos do escritor modernista foram selecionados e abordam temas como relacionamentos, sonhos, ética e ciúmes. São eles ‘O Peru de Natal’ e ‘Vestida de Preto’, ambos extraídos de “Contos Novos”, ‘Será o Benedito!’ publicado em um jornal da época, e ‘Caim, Caim e o resto’, extraído do livro “Os contos de Belazarte”.
Francisco Vilachã, responsável por adaptar os contos em quadrinhos, comenta que havia lido apenas ‘O Peru de Natal’ antes de fazer todas as releituras e confessou que na época não causou grande impressão. “Mas, relendo hoje, achei simplesmente genial, assim como os demais ilustrados para essa edição”, declarou.
O livro traz a proposta da coleção da Editora do Brasil e apresenta também excertos e pequenos textos dos mais variados gêneros produzidos pelo autor, brindando os leitores com um apanhado sucinto da obra de Mário de Andrade, um ícone da literatura nacional, apontado com um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos.
Agradecimento à Jô Ribes pelo envio do livro.
Janaína Leme / @eujaestiveem