Pular para o conteúdo

Fundação Edson Queiroz promove exposição Da Terra Brasilis à Aldeia Global

Em comemoração aos 45 anos da Unifor – Universidade de Fortaleza, a Fundação Edson Queiroz promove Da Terra Brasilis à Aldeia Globalexposição que ocupa o Espaço Cultural Unifor entre 20 de março de 2018 e 24 de março de 2019. Com a curadoria de Denise Mattar, a mostra reúne 250 obras, abrangendo um arco temporal que se estende entre os séculos XVI e XXI. São trabalhos dos principais artistas do Brasil e também de estrangeiros que muito bem retrataram o País.

A exposição toma como ponto de partida o livro Americae Tertia Pars, do livreiro belga Theodore de Bry. Publicado na Europa em 1592, a obra baseia-se em relatos de viagens realizadas por europeus no Brasil. De modo cronológico e didático, a mostra percorre todos os movimentos da arte brasileira, chegando por fim à contemporaneidade, com a apresentação de trabalhos de artistas como Vik Muniz e Adriana Varejão. Cada um desses períodos é contextualizado, evidenciando o reflexo que seus respectivos momentos histórico, político e social tiveram em sua concepção. A curadoria destacou ainda uma série de títulos da Biblioteca Acervos Especiais, da própria Fundação, acervo que conta com uma seleção de cerca de 8 mil publicações, muitas delas raras.

“Ao optarmos por uma abordagem que contempla a História do Brasil por meio de seus movimentos artísticos, a exposição se torna, por si só, uma homenagem e uma linha do tempo ilustrada pelos principais artistas de suas épocas. Essa transfiguração da Arte em História é algo especial, que a Fundação Edson Queiroz pensou para, mais uma vez, presentear seu público em um ano tão importante para nós”, afirma Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, referindo-se aos 45 anos da Unifor.

Randal Pompeu, vice-reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza, lembra que a arte e a cultura fazem parte da atuação da instituição desde sua criação, em 1973, quando foi realizada a primeira mostra. “Desde então, a Unifor realizou sucessivas exposições e, em paralelo, a Fundação Edson Queiroz constituiu uma das coleções de artes visuais mais importantes do país, hoje reconhecida e exposta nacional e internacionalmente”, destaca.

Serviço
Exposição: Da Terra Brasilis à Aldeia Global – Coleção Fundação Edson Queiroz
Local: Espaço Cultural Unifor
Período expositivo: de 20 de março de 2018 a 24 de março de 2019
Visitação: de terças a sextas-feiras, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 18h
Mais informações: (85) 3477.3319
Acesso gratuito

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: