7 Leituras Teatro do Absurdo no Sesc Consolação
O Teatro do Absurdo é o tema deste ano da 7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores, com concepção e direção geral de Eugênia Thereza de Andrade, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação. A segunda apresentação, dirigida por Nelson Baskerville, será no dia 25 de junho, terça-feira, às 19h30, com a peça “Pastiches”, do renomado dramaturgo inglês Tom Stoppard. Todas as apresentações tem entrada gratuita.
Para o poeta Frederico Barbosa, responsável pela seleção dos textos dessa temporada, “o Teatro do Absurdo teve muita repercussão no Brasil, até porque, em vários aspectos, a realidade brasileira em muito se aproxima do mundo sem nexo e sem saída, retratado por esta corrente cada dia mais contemporânea”.
O programa 7 Leituras chega ao seu 13º ano, tendo acolhido, durante esses anos, cerca de 13 mil espectadores, 50 diretores e 480 atores. No palco, o diretor convidado concebe cada leitura como um esboço de encenação teatral. Para tanto, vale-se de ambientação cenográfica, marcação de cenas, elementos de figurino, música, desenho de luz e ensaios.
SINOPSE
Pastiches, de Tom Stoppard
Numa biblioteca em Zurique, em 1917, época da Revolução Russa, ocorre um fictício encontro de um grupo no qual faz parte: James Joyce, o poeta dadaísta Tristan Tzara, diversos personagens de Oscar Wilde, Krupskaya e seu marido, o revolucionário Lênin. Num clima nonsense de inteligente ironia e humor ocorrem discussões acaloradas, que torna a peça atual.
SOBRE O AUTOR
Tom Stoppard nasceu em 1937, na Checoslováquia, ano em que os nazistas a invadiram, fazendo com que sua família fugisse para Singapura, onde viveu parte da infância. Em seguida, foi para a Índia e depois para a Inglaterra, onde se naturalizou cidadão inglês. Deixou os estudos formais aos 17 anos e trabalhou como repórter em Bristol, mudou-se para Londres e ali se tornou crítico de teatro e roteirista. Foi neste momento que passou a escrever peças de teatro. Atualmente é um dos mais celebrados dramaturgos do mundo. É de Stoppard o roteiro do premiado filme Shakespeare Apaixonado.
FICHA TÉCNICA
7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores
Tema: Teatro do Absurdo
Concepção e Direção Geral: Eugênia Thereza de Andrade
Seleção De Textos: Eugênia de Andrade, Mika Lins, Marco Antônio Pâmio e Frederico Barbosa
Direção: Nelson Baskerville
Elenco: Carlos Morelli, Débora Duboc, Fábio Espósito, Fernando Paz, Maíra Chasseraux, Maíra Dvorek, Marcello Airoldi e Tiago Leal
Concepção Cenográfica: Mika Lins
Adereços e Figurino: Jorge Luiz
Produção Executiva: Messias Lima
OBRAS, DIRETORES CONVIDADOS E PROGRAMAÇÃO 2019
1º) Rinoceronte / Eugène Ionesco
Direção: Caetano Vilela
Dia: 28/Maio
2º) Pastiches / Tom Stoppard
Direção: Nelson Baskerville
Dia: 25/junho
3º) Coração Partido / Caryl Churchill
Direção: Marco Antônio Pâmio
Dia: 30/julho
4º) Esperando Godot / Beckett
Direção: Eugênia de Andrade
Dia: 27/agosto
5º) Piquenique no Front / Fernando Arrabal
Direção: Oswaldo Mendes
Dia: 24/setembro
6º) O Zelador / Harold Pinter
Direção: Kiko Marques
Dia: 29/outubro
7º) Ping Pong / Arthur Adamov
Direção: Eric Lenate
Dia: 26/novembro
SERVIÇO
Local: Sesc Consolação – Teatro Anchieta
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque
Telefone: 11-3234 3000
Dia: 25 de junho, terça-feira , 19h30
Recomendação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: Grátis – Retirada de ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência
Lotação: 280 lugares