Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Auto-Estima, de Nathaniel Branden”

Segundo o autor, de todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos. A auto-estima é um requisito oficial para uma vida satisfatória, pois afeta crucialmente todos os aspectos da nossa existência.

Mas, tá bom, como trabalhamos isso na nossa vida? “Auto-Estima, como aprender a gostar de sim mesmo”, escrito por Nathaniel Branden, é um livro quase que interativo porque a cada capítulo tem uma série de perguntas para você buscar dentro de você a resposta.

Branden conta que a auto-estima tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. É a soma da autoconfiança com o auto-respeito e reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida. Quanto maior a nossa auto-estima, maiores serão as nossas possibilidades de manter relações saudáveis ao invés de destrutivas.

Alguns trechos do livro:

  • Se eu não optei por ver e reconhecer isso, isso não existe. Viver conscientemente é viver de maneira responsável em relação a realidade;
  • Sofrer é talvez a mais simples das atividades humanas, ser feliz é talvez a mais difícil;
  • Só dizer a si mesmo todos os dias que meu corpo fica cada vez melhor não resolve o problema. Você vai precisar do mesmo realismo para encarar como elevar a sua auto-estima.

O livro tem 11 capítulos e 143 páginas. É rápido de ser lido, mas é mais interessante ler aos poucos, pensar e assimilar sobre o que está lendo. Vale para relembrarmos e colocar em prática atitudes que nos coloquem de volta ao jogo, com auto-estima, claro 🙂

Janaína Leme

@eujaestiveem

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: