Pular para o conteúdo

PICCOLO TEATRO INOVA COM PALCO ABERTO PARA A RUA E ESPETÁCULOS GRATUITOS

Um dos passeios atrativos na região central da capital paulista, a rua Avanhandava tem um constante ar de festa, marcada por gastronomia, música e arte. Revitalizada pelo empresário Walter Mancini, a pequena rua dotada de luminárias coloridas, paisagismo e fonte de água, concentra restaurantes como a tradicional trattoria Famiglia Mancini, música instrumental ao vivo, mesas na calçada, galeria e loja de artes, loja vintage e, mais recentemente, um teatro de rua.

 

Criado por Walter Mancini, o Piccolo Teatro já recebeu centenas de espetáculos de teatro, música, dança, circo, poesia e outras formas de expressão, desde a sua abertura em outubro de 2018.   Como diz o nome, é um pequeno teatro, com 3,5m de boca-de-cena e 4m de profundidade. Instalado na fachada da Calligraphia galeria e loja de arte (rua Avanhandava, 40), é o único da cidade com palco aberto para a rua e atrações gratuitas. Basta parar na calçada e assistir as atrações do dia.

 

De quinta a sábado, são três apresentações diárias, às 19h30, 20h15 e 21h, com duração média de 20 minutos, uma nova forma de apresentar cultura e entretenimento. Aos domingos, com início às 14h30, as atrações são voltadas às crianças.  “Pelo nosso palco já passaram e passam tanto diretores e atores que possuem histórico relevante de contribuição às artes como jovens talentos com novas propostas e em busca de visibilidade”, explica o gestor cultural do Piccolo Teatro, Tin Oliveira. “Queremos ampliar o número de parcerias com instituições, escolas de artes e empresas para fomentar a cultura em geral, o trabalho dos artistas e estimular este inusitado encontro entre arte e plateia”, diz Walter Mancini.

 

Paixão pelo centro e pelas artes

 

Descendente de imigrantes italianos, Walter Mancini sempre foi apaixonado pelo centro de São Paulo.  Em 1980, quando se instalou na rua Avanhandava com seu primeiro restaurante (Famiglia Mancini, inspirado nas tradicionais cantinas italianas), jamais poderia imaginar que ali começava uma inovadora história de sucesso.

 

Sua proximidade com a classe artística é reconhecida desde o começo. Mancini foi o primeiro a estabelecer relações de parceria com atores e músicos em temporada na cidade ou com grupos em cartaz nos teatros do entorno. Além disso, é marcante na rua o vai e vem de excelentes músicos instrumentistas, que se revezam durante a noite nos restaurantes, todos vizinhos, são eles: Il Ristorante Walter Mancini; Pizzaria Famiglia Mancini, Trattoria Famiglia Mancini, Madreperola e Migalhas. Ao lado destas casas estão também na mesma rua outras paixões de Mancini, a Calligraphia Galeria e Loja de Arte e o Gato Bravo Vintage Shop.

 

 

Confira os espetáculos, de 29 de agosto até 08 de setembro:

 

PROGRAMAÇÃO DE 29/08 a 01/09 (QUINTA A DOMINGO)

Meninos Diamantes (música)

Data: 29/08 – Quinta-feira
Horário: 19h30
Artista: Ju Ossani

Identificada com o universo pop-rock e MPB, a cantora e compositora Ju Ossani apresenta canções próprias. Suas influências são as cantoras Cássia Eller e Ana Carolina. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Meninos Diamantes (música)

Data: 29/08 – Quinta-feira

Horário: 20h15

Artista: Andréa Fernandes

Cantora e compositora de jazz, música brasileira e pop, com timbre aveludado, Andréa Fernandes lançou o CD “Para Sempre”, em todas plataformas digitais. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Meninos Diamantes (música)

Data: 29/08 – Quinta-feira

Horário: 21h

Artista: Som das Dez

Som das Dez é uma referência às dez cordas da viola caipira e traz em seu repertório música raiz, regional e MPB, abrangendo ritmos de todo Brasil. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Arte de Artur MPB (música)

Data: 30/08 – Sexta-feira

Horário: 19h30

Artista: Artur Santinello

Com forte influência da bossa nova e do tropicalismo, o cantor e compositor Artur Santinello traz composições com ritmos diversos. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Clássicos para degustar (música)

Data: 30/08 – Sexta-feira

Horário: 20h15

Artista: Mariô Rebouças

Pianista de formação clássica e jazzística, Mariô Rebouças estará no palco apresentando um repertório de autores como Mozart, Chopin entre outros. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

A verdadeira história do João de Barro (circo)

Data: 30/08 – Sexta-feira

Horário: 21h

Artistas: Mina e Nina

Mina e Nina (Rafaela Denadai e Lívia D’Angelo) fazem uma viagem pelo Brasil a procura de novas histórias sobre cada região do país. Através de seu teletransportador, elas redescobrem a região Sul e a história de João de Barro, uma lenda de tradição oral. A dupla vai contar essa aventura de um modo divertido. Texto e direção: Grupo Mina e Nina. Assistência de direção: Jhones Pereira. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Da Minha Janela (música)

Data: 31/08 – Sábado

Horário: 19h30

Artista: Márcio Celli, com participação de Cláudio Duarthe

O cantor e compositor gaúcho, Márcio Celli, tem um trabalho focado na música brasileira e suas composições abordam estilos variados como o samba, a bossa nova e ijexá, com arranjos diferenciados. O acompanha no pocket show o violonista Cláudio Duarthe. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Estrelas do Brasil (teatro de marionetes)

Data: 31/08 – Sábado

Horário: 20h15
Artista: Rafael Leidens

O ator Rafael Leidens traz recortes das mais famosas interpretações de grandes cantoras brasileiras como Carmen Miranda, Elis Regina e Gal Costa. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Concessionária de Automóveis (teatro – comédia)

Data: 31/08 – Sábado

Horário: 21h00

Artistas: Diego Muras e Walter Carvalho

Direção: Sebastião Apolônio

Um vendedor de loja atende a um possível comprador muito excêntrico, que deseja um carro que combine com sua personalidade. Ele procura marcas que já estão fora de linha e também não aceita sugestão. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Intervenção Circense (circo)

Data: 01/09 – Domingo

Horário: 14h30

Artista: Família Ver ‘Arte

Malabares, perna de pau e bambolês invadem a calçada e tornam tudo uma grande brincadeira. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

O brilho da magia: show de mágica e ilusionismo

Data: 01/09 – Domingo

Horário: 15h00

Artista: Mr. Bright

O mágico ilusionista Giovanni Bright apresenta números e interações com as crianças.  Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

PROGRAMAÇÃO DE 05/09 a 08/09 (QUINTA A DOMINGO)

 

A hora e a vez da Matraguinha (teatro)

Data: 05/09 – Quinta-feira

Horário: 20h15

Artista: Grupo Tropeçaria

Em “A hora e a vez de Matraguinha”, dois palhaços contam a história do conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana, de João Guimarães Rosa. Ali, gente séria entra, mas não passa! Um espetáculo musicado, dinâmico e divertido. Atuação, criação e produção: Emma Jovanovic e Giovanne Malta .Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Radicais Livres (teatro – comédia)

Data: 05/09 – Quinta-feira

Horário: 21h

Artista: Kate Hansen e Liza Vieira. Direção: Edde Cardoso

No meio de uma manifestação duas opositoras se encontram. Entre opiniões adversas, uma tenta, ao seu jeito, impor sua posição à outra. Baseado na obra de Antonio Rocco, esta comédia retorna aos palcos com as estrelas de cinema e televisão Kate Hansen e Liza Vieira. A direção fica por conta de Edde Cardoso. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Brasil entre cordas (música instrumental)

Data: 06/09 – Sexta-feira

Horário: 19h30

Artista: Morrinho 7 Cordas

Morrinho 7 Cordas dá continuidade ao projeto Brasil entre Cordas, interpretando no violão canções de João Gilberto e Baden Powell, entre outros. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Carmen Miranda Show (música)

Data: 06/09 – Sexta-feira

Horário: 20h15

Artista: Lana Miranda. Direção: Lana Miranda

A artista apresenta fatos e curiosidades sobre a vida da pequena notável Carmen Miranda, assim como interpretações da artista. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Romeu e Julieta (comédia)

Data: 06/09 – Sexta-feira

Horário: 21h

Artista: Walter Carvalho e Roberto Taty. Direção: Sebastião Apolônio

Da obra prima de Shakespeare, a cena do balcão de Romeu e Julieta é adaptada de maneira inusitada e divertida. Elenco: Walter Carvalho e Roberto Taty. Direção de Sebastião Apolônio. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Sapateado Bossa Choro (sapateado)

Data: 07/09 – Sábado

Horário: 19h30

Artista: Marcelo Santos; participação do pianista Blue Bluez

Marcelo Santos convida o público para uma experiência percussiva e melódica, nascida da combinação do sapateado e música, acompanhado ao piano por Blue Bluez. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Duo Floratta (música)

Data:  07/09 – Sábado

Horário: 20h15
Artistas: Letícia Castro e Tatiana Henna

Duo Floratta composto por Letícia Castro (flauta transversal) e Tatiana Henna (Harpa) interpreta de belíssimas canções brasileiras no palco do Piccolo Teatro. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Cabaret Non Sense (Comédia)

Data: 07/09 – Sábado

Horário: 21h00

Direção: Tin Oliveira

Artista: Hilton Have, Mila Amorim e Edde Cardoso

Numa adaptação da peça “Ida ao Teatro” de Karl Valentin, um casal ganha ingressos para a peça “Trair e Coçar, é só começar”, dando início a confissões. Abertura especial om os atores Hilton Have (um dos mais premiados do Brasil) e Edde Cardoso com o texto “Porque os Teatros estão vazios,” também de autoria de Valentin. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Sertão Encantado Poesias e Versos (teatro musical)

Data: 08/09 – Domingo

Horário: 14h30

Artista: Coletivo Cia. Contraste

Direção: Diego Summer

Músicas do sertão, poesias e brincadeiras com a Cia Contraste. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Brincando de Circo (circo)

Data: 08/09 – Domingo

Horário: 15h00

Artistas: Família Ver’Arte, com Erich Sant’Ana e Wesley Amorim

Direção: Família Ver’Arte

O grupo apresenta um espetáculo, no qual um palhaço atrapalhado interage com as crianças na calçada. Essa intervenção foi apresentada no “Festival Movimente-se” em Lisboa. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

 

Piccolo Teatro:

Rua Avanhandava, 40, São Paulo

De quinta a sábado, às 19h30, 20h15 e 21h; e aos domingos, a partir das 14h30

https://www.famigliamancini.com.br/piccolo-teatro/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: