Pular para o conteúdo

Conheça mais sobre as cervejas do verão

Churrasqueira acesa, sol quarando os banhistas na piscina, aquele som animado na caixa, muito, mas muito calor e cerveja gelada nos copos. Esse é um típico cenário do verão Brasileiro, muito comum há décadas. Mas, atualmente, existe um ponto que pode mudar para deixar essa cena mais agradável: a cerveja não precisa ser mais aquela cerveja neutra, sem sabores, sem personalidade. Há estilos com muito sabor que podem ser refrescantes e até criar uma experiência de harmonização simples e surpreendente nas reuniões de família e amigos no escaldante verão brasileiro.

A cervejaria Dortmund Bier, da cidade de Serra Negra, produz estilos que podem facilmente refrescar o calor do verão e proporcionar experiências incríveis. Há 8 anos no mercado, a Dortmund se destaca pela qualidade das suas cervejas, pela variedade dos sabores criados com suas receitas e pela beleza de seus rótulos. A cervejaria se preocupa em oferecer experiências inéditas aos consumidores, prova disso é o fato da Dortmund ter sido a primeira cervejaria do Brasil a produzir uma Witbier e uma White IPA. Além disso, a sustentabilidade é outra marca da Dortmund, que possui uma planta auto-sustentável em água e energia. “Acho que a cerveja deve proporcionar uma experiência completa para quem bebe, por isso nos preocupamos muito com cada detalhe na produção, com cada ingrediente que utilizamos, com cada rótulo que criamos e com nosso papel numa sociedade sustentável”, explica Marcel Longo, fundador e diretor da Dortmund Bier.

Estilos do verão

Witbier

Um dos estilos que mais tem a ver com os dias quentes foi criado há mais de 400 anos na Bélgica. A witbier (que em holandês significa cerveja branca) é clara graças ao trigo e a aveia que são usados juntamente com o malte de cevada – ela também pode ser conhecida como Belgian White. Além disso, a receita tradicional leva sementes de coentro e cascas de laranja, deixando a cerveja leve, refrescante, cítrica e condimentada, uma verdadeira explosão de sabores. Atualmente a witbier faz muito sucesso no Brasil, mas no início do século 20 nenhuma cervejaria reproduzia a receita que se perdeu. Somente nos anos 60, um padeiro da cidade de Hoegaarden, em Flanders, encontrou registros da receita e resgatou a produção do estilo.

A Dortmund Bier foi a primeira cervejaria a produzir uma witbier em solo brasileiro no ano de 2011. A Schloss segue a receita tradicional belga, unindo leveza e sabor em uma cerveja com alto drinkability que agrada a todos os públicos. A Schloss é uma excelente cerveja para o verão pois além de ser leve e refrescante, acompanha muito bem comidas típicas dessa época, como saladas, peixes, frutos do mar e carnes menos gordurosas.

Session IPA

Uma variação americana de um dos estilos mais adorados no mundo, a Session IPA possui presença marcante de lúpulos mais aromáticos do que amargos, deixando a cerveja mais perfumada e refrescante. A denominação Session antes do estilo IPA indica que a cerveja possui as características de uma IPA, mas com menor intensidade e teor alcoólico, o que aumenta muito o drinkability.

A Session IPA da Dortmund Bier é uma cerveja leve, refrescante, com suave amargor e notas cítricas, herbais e florais. O corpo baixo e a excelente carbonatação completam as nuances que tornam essa cerveja muito adequada ao calor do verão. A Session IPA também é muito indicada em harmonizações com carnes vermelhas, frango e porco feitos na churrasqueira, pizzas com queijos e embutidos, e tradicionais porções fritas de diferentes sabores.

White IPA

Imagine unir as características de uma Witbier com as de uma IPA. Foi isso que os cervejeiros norte-americanos fizeram criando o subestilo White IPA, que une a refrescância da witbier com a marcante presença de lúpulos da IPA.

A Dortmund Bier, mais uma vez pioneira, foi a primeira cervejaria a produzir esse estilo no Brasil. A The White IPA é feita com trigo, cascas de laranja, sementes de coentro e muitos lúpulos americanos. O resultado é uma cerveja leve, refrescante, com notas de frutas cítricas e amarelas, com amargor presente e muito bem equilibrado. É uma cerveja perfeita para acompanhar aquela picanha na churrasqueira ou aquela costelinha de porco com limãozinho. Harmoniza muito bem também com diferentes tipos de hambúrgueres e com porções de queijos e embutidos picadinhos para petiscar. Resumindo: essa cerveja tem a cara do verão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: