Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Finanças Femininas”, de Carolina Sandler e Samy Dana

Seguindo a minha decisão de ler mais sobre finanças, o e-book da vez foi Finanças Femininas. Esse foi mais dos e-books gratuitos que a Amazom Brasil disponibilizou nesta quarentena \o/. Publicado pela editora Benvirá, Samy e Carolina focam em finanças mais pelo olhar feminino.

Tem várias dicas legais, especialmente para as mulheres que sonham em casar e ter filhos, o que não é o meu caso. Mas mesmo assim vão ver que têm bastante informação. Abaixo, como de costume, seguem alguns pontos que achei legal no livro:

– Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 85% dos entrevistados revelaram fazer compras sem pensar, e 47% admitiram que já compraram algo que nunca usaram.

– Se você faz apenas o que lhe dá na telha, tem poucas chances de construir algo valioso no futuro e de colocar em prática qualquer ideia que dependa de médio ou longo prazo.

– A disciplina é um músculo que exercitamos, e não algo com que nascemos ou não. Quem consegue manter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente, tem mais chances de ter também uma vida financeira saudável.

– Para conseguir um bom negócio, aproveite para negociar perto da virada do mês ou do trimestre – o vendedor pode estar inclinado a oferecer uma boa oportunidade para conseguir fechar a venda.

– Um estudo realizado pelo banco BTG Pactual revela que o Brasil tem as roupas mais caras do mundo. De acordo com o levantamento, os preços no Brasil chegam a ser 21,5% maiores em dólar do que as roupas similares nos Estados Unidos.

– Lembre-se: toda compra é uma escolha. A que você vai renunciar para poder fazer a próxima aquisição?

– Uma boa alternativa é a seguinte: calcule um valor mensal para besteirinhas e faça um saque. Coloque na carteira esse dinheiro, destinado unicamente para esse fim, e só use com suas queridas besteiras.

– O desconforto de ver o dinheiro indo embora é tão forte que pode até mesmo ajuda-lo a poupar. O ato de contar nota a nota traz um impacto psicológico que as outras formas de pagamento não trazem.

– Procure equilibrar os seus gastos de forma que 50% da sua receita sirva para cobrir os seus custos fixos, 30% os supérfluos, e 20% seja destinado aos seus investimentos.

– Toda escolha é uma renúncia, e nunca dá para ter tudo; mas, se você definir exatamente o que importa para você, com disciplina e foco, temos certeza que chegará lá.

– Todo início do mês, quando seu salário cair, faça uma transferência no valor que pretende poupar para outra conta; assim você blinda a verba e se esquece dele, pois, quando vemos um dinheiro disponível em conta corrente, acabamos gastando.

– A LCI é recomendada para quem pode deixar o dinheiro investido no médio e longo prazo, por ter uma boa rentabilidade. O retorno da LCI e da LCA é calculado, assim como a maioria dos CDBs, como uma porcentagem do CDI.

– Em hipótese alguma aceite o papo de que um título de capitalização é uma excelente aplicação, porque ele não é sequer um investimento de verdade. A rentabilidade é baixíssima e você precisa de muita sorte para ganhar em um dos sorteios.

– Existem diversos aplicativos que ajudam a manter o controle do caixa da sua empresa e a emitir notas fiscais e boletos, como o Conta Azul.

Janaína Leme

15/04/2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: