Pular para o conteúdo

Japan House São Paulo: Confira a programação do projeto #JHSPONLINE para a próxima quinzena

O projeto #JHSPONLINE da Japan House São Paulo segue repleto de atividades culturais e interativas durante o período de distanciamento social. A programação compartilha conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo por meio  das redes sociais da instituição – Instagram, Facebook, Twitter e YouTube -, e contribui para que os interessados pelo país possam conhecer mais sobre sua cultura, além de relembrar momentos marcantes da programação do centro cultural, sem precisar sair de casa.

Para as próximas semanas, entre as atividades preparadas para todas as idades, estão oficinas com passo a passo para fazer em casa, curiosidades, filosofias , bate-papo com profissionais, podcast, literatura e muito mais, que vem sendo compartilhado com todo o público que tem interesse em consumir conteúdos de qualidade sobre o Japão. Abrindo a nova temporada, dia 18 tem foco em toda família, por meio da oficina ‘Mágica com Célio Amino’, em que o mágico  ensina truque simples enquanto apresenta  também algumas palavras em japonês, o que torna tudo muito mais divertido.

Em literatura, o ‘Clube de Leitura’, feito em parceria com a revista literária Quatro Cinco Um, abre as inscrições para novos leitores e ganha o anúncio do novo livro e novo formato, já que passa a acontecer online, para que todos conheçam diversas obras de literatura de autores japoneses. A conversa é mediada por Paulo Werneck que recebe em cada edição um convidado especial. Sob o mesmo tema, o quarto episódio  do podcast da Japan House São Paulo,  aborda “O Livro do Travesseiro”, uma das obras da autora japonesa Sei Shônagon, composta por mais de trezentos textos curtos — que podem ser lidos em sequência ou com a liberdade do acaso —, o livro compõe um verdadeiro inventário da cultura do Japão feudal, vista pelo olhar poético de uma grande escritora.

A programação conta também com o quarto tema da série de postagens que destacam filosofias japonesas, dessa vez apresentando ao público o Gaman, termo de origem zen-budista que significa “suportar o aparentemente insuportável com paciência e dignidade”, sendo um assunto pertinente para o período de distanciamento social. Falando em ilustração e desenhos, as atividades japonesas como Ukiyo-e e Emakimono somam à programação. O primeiro, ministrado pelo professor e desenhista Claudio Mubarac, apresentará a influência da técnica japonesa no Ocidente. Já arte nipônica Emakimono – muito conhecida e considerada a origem do mangá no Japão – será ensinada ao público por meio de  um passo a passo , que mostrará  como são feitos os desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho e que contam uma história conforme é desenrolado.

O quadro ‘Conversa com o Educativo’ também faz parte da programação, onde o núcleo Educativo da Japan House São Paulo propõe um diálogo sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesa. A novidade é que grupos e instituições podem entrar em contato para agendar horários especiais para essas conversas. Para essa quinzena são destacados dois temas: “Ma: Vazio e Experiência” em uma conversa que apresenta essa ideia-sentimento que é tão presente no cotidiano japonês; e “Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, a partir de seu manifesto “Arqueologia do Futuro”, em que traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.

Falando em tradição, o Hashi ganha mais conteúdo através de ilustrações, com curiosidades sobre este utensilio de uso diário.  E para completar, a série JHSP recomenda, em que os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações. Às quintas-feiras é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: