Pular para o conteúdo

LANÇAMENTOS PAZ & TERRA – MANUEL CASTELLS E ERIC J. HOBSBAWM

Neste mês de maio, a Editora Paz & Terra publica dois títulos que apresentam para o leitor construções sociais e históricas do século XX. Em o Fim de Milênio, o sociólogo Manuel Castells analisa as macrotransformações dos contextos políticos e sociais que determinam e atingem a vida humana. Já na obra de Eric J. Hobsbawm, com Estratégias para uma esquerda racional, o autor examina o governo de Margaret Thatcher, na Grã-Bretanha de 1980, e define a solução para derrotar uma gestão conservadora, marcada pelo enfraquecimento da classe trabalhadora.

O FIM DE  MILÊNIO
(End of Millennium)Manuel CastellsTradução: Klauss Brandini Gerhardt; Roneide Venancio Majer; Thiago Ponce de Moraes
Informações à imprensa:
Gabrielle Teles
gabrielle.rodrigues@record.com.br

Último volume da trilogia ‘A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura’ chega às livrarias

Resultado de 12 anos de pesquisas chega às livrarias pela Editora Paz e Terra o Fim de Milênio, último volume da trilogia A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura, do sociólogo espanhol Manuel Castells. A obra, considerada referência nos estudos sobre as transformações sociais da segunda metade do século XX, analisa o colapso da União Soviética, remetendo sua extinção à incapacidade demonstrada pelo estatismo industrial de conduzir a transição do país para a era da informação. 

O volume mostra ainda o crescimento da desigualdade, da polarização e da exclusão social em todo o mundo, tomando como exemplo a África, a pobreza urbana e as diversas formas de exploração de menores. Além disso, Manuel Castells analisa a globalização do crime organizado, que afeta profundamente a economia e a política de diversos países. Avalia os fundamentos políticos e culturais da emergência do Pacífico Asiático como a região mais dinâmica da economia global e reflete sobre as contradições da unificação europeia, propondo o conceito de Estado em rede.

Nesta edição revista e ampliada, foi incluído novo prefácio, escrito anos depois da publicação original da obra, onde o autor reflete sobre as transformações sociais e avalia a teoria apresentada na conclusão geral da trilogia, também presente neste volume. Já nesta última parte, Castells reúne seus argumentos e descobertas, apresentando para o leitor uma interpretação sistemática do nosso mundo na virada do milênio.

ESTRATÉGIAS PARA UMA 
ESQUERDA RACIONAL
Eric J. HobsbawamTradução: Anna Maria Quirino336 págs. | R$ 69,90
Paz & Terra |Grupo Editorial Record
Informações à imprensa:
Gabrielle Teles
gabrielle.rodrigues@record.com.br

O Thatcherismo de 1980 e a semelhança com os dias atuais

Como fazer para derrotar uma administração reacionária que pretende destruir todas as conquistas sociais da classe trabalhadora? Em Estratégias para uma esquerda racional(Ed. Paz & Terra), Eric J. Hobsbawm, que analisa a Grã-Bretanha de Margaret Thatcher na década de 1980, defende que há solução: o fim da esquerda sectária e emocional e a união de todos os rivais numa frente ampla.  Para o autor, as consecutivas vitórias do Thatcherismo, mesmo em uma gestão marcada por privatizações, enfraquecimento das forças sindicais e alto índice de desemprego, são resultados do sistema eleitoral e da fragmentação da oposição.  

“Se houvesse necessidade de justificar a publicação de um livro com esses textos de cunho ocasional, o motivo residiria no fato de eles representarem um ponto de vista de consistência razoável a respeito de temas que exibem um contínuo interesse, dentro da política britânica e do debate internacional sobre as esquerdas. Esses temas são tão particulares, quanto nacionais, gerais ou globais.” – trecho de Estratégias para uma esquerda racional.

O livro, embora centrado no caso inglês, apresenta semelhanças e reflexões pertinentes no mundo atual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: