Pular para o conteúdo

Razão e Sensibilidade: um fidedigno panorama da mulher na aristocracia inglesa

Perda, amor, dinheiro, luta de interesses, emancipação e esperança. Esses são elementos que marcam a narrativa de “Razão e Sensibilidade”, a primeira obra publicada pela autora inglesa Jane Austen, em 1811 ainda sob o pseudônimo “A Lady”. Este clássico faz parte da Coleção de Luxo Jane Austen, lançado pela Vialeitura do Grupo Ediotiral Edipro, que já publicou Persuasão e Orgulho e Preconceito.

Razão e Sensibilidade apresenta a história das irmãs Dashwoods, que após a morte do pai, são obrigadas a sair da mansão confortável onde viviam para morar numa simples casa em Barton Park. Enquanto Elinor é racional e lógica, Marianne é o oposto: sensível e romântica, recusando-se se comportar da maneira hipócrita que a sociedade da época impõe a ela.

Cercadas pela aristocracia inglesa, as irmãs Dashwoods têm de lidar com expectativas injustas por não possuir fortuna e não ter bons relacionamentos na sociedade. Elas enfrentam grandes desafios em suas vidas amorosas e são forçadas a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção antes de conquistarem o verdadeiro amor.

O mundo o tornava extravagante e vaidoso; a extravagância e a vaidade tornaram-no uma pessoa de coração fio e egoísta. A vaidade, que o levará a buscar o próprio triunfo cheio de culpa à custa de outra pessoa, acabara envolvendo em uma afeição real, cuja extravagância, ou pelo menos sua filha, a necessidade, tinha de ser sacrificada. Cada propensão defeituosa que o levara ao mal também causara sua punição.” (P. 276)

Repleto de reviravoltas e personagens inesquecíveis, Razão e Sensibilidade retrata muito bem a dualidade de Elinor e Marianne e as vivências delas com a perda, o amor e a esperança. Além de exemplificar como era estar inserida numa sociedade rígida, repleta de regras e injustiça, no qual ambas tentam sobreviver e driblar o destino de serem infelizes.

Este clássico atemporal, em edição colecionável de capa dura luxuosa, assim como os demais romances de Jane Austen, traça um fidedigno panorama da situação da mulher na aristocracia inglesa do século XIX. Uma obra que enaltece a emancipação e manutenção da esperança no enfrentamento das desilusões da vida e das lutas de classes. Razão e Sensibilidade é uma das obras-primas da autora, que levaram Austen a ser reconhecida como uma das mais renomadas escritoras inglesas em toda a História.

Ficha técnica 
Editora: Via Leitura 
Assunto: Literatura 
Título: Razão e Sensibilidade
Autora: Jane Austen
Preço: R$ 54,90 
ISBN: 978-6587034089 
Edição: 1ª edição, 2020 – capa dura
Idioma: Português 
Altura: 21 
Largura: 14 
Profundidade: 2,5 
Número de páginas: 320 
Pré-vendaAMAZON*Obra universal e atemporal em edição para colecionador com capa dura que apresenta ilustrações das principais personagens da narrativa e com acabamento suave ao toque.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: