Pular para o conteúdo

“O ar que nos une”: MuBE lança exposição para ser vista por quem passa na rua

Durante o período de espera para a reabertura de espaços culturais na cidade de São Paulo, o MuBE – Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, decidiu exibir obras para as pessoas que transitam na avenida Europa, onde está localizada a sede do Museu, e um importante corredor viário da cidade. A mostra “O ar que nos une” propõe apresentar obras na área externa do MuBE, para que motoristas, passageiros de transportes públicos e pedestres que estejam andando pela calçada, possam apreciar obras de artes à distância, mesmo sem entrar no Museu. 

As obras “No Ar” da artista Laura Vinci e “Em contato” de Ana Teixeira inauguram a mostra neste sábado, 05 de setembro. O projeto também receberá as obras “Air Talk” (“Conversa de ar” em português), de Yoko Ono, “Aerólito”, de Artur Lescher e “Xapiri” da dupla Motta & Lima, durante os meses de setembro e outubro. 

Galciani Neves, curadora da mostra e do Museu, partiu da instrução de Yoko Ono “Conversa de ar”, editada na publicação “Grapefruit: a Book of Instruction and Drawings”. Em tempos de pandemia e distanciamento social, a mostra tem a intenção de enfatizar que o ar que nos separa é o mesmo que nos conecta – noção que hoje se faz sentir profundamente em todo o mundo. 

O distanciamento social, por conta da pandemia que vivemos, nos impediu de olhar com frequência para o céu, mas ele continua permeando todos nossos espaços e é essencial para a vida. A partir desse novo olhar, é possível refletir o significado de estarmos juntos e dividir o mesmo ar. Além disso, com esse projeto, o MuBE reforça a importância da arte para o cotidiano das pessoas, em momentos como esse. 

Sobre as obras 

No Ar – Laura Vinci 
Apresentada a primeira vez no MuBE em 2017, a obra foi doada pela artista brasileira Laura Vinci para o acervo do Museu, onde é apresentada agora. A obra utiliza o piso elevado do MuBE para produzir uma bruma que ocupa toda a área externa. A grande marquise do Museu, mais do que nunca, parece flutuar como o meteorito da obra de René Magritte “Les idées Claire”, cujo diálogo com a marquise do MuBE foi citado pelo próprio Paulo Mendes da Rocha. Devido a questões relacionadas aos protocolos de saúde e proteção da Covid-19, a obra “No Ar” só estará ligada enquanto o museu estiver vazio, sem acesso ao público. 

Air Talk – Yoko Ono
As obras de Yoko Ono, artista multimídia nascida em Tóquio, são conhecidas por explorar de diversas formas a interação com o público. “Air Talk” ou “Conversa de ar”, em português, parte do livro “Grapefruit: a Book of Instruction and Drawings”, participará da mostra. 

Em contato – Ana Teixeira 
A obra “Em contato”, da artista brasileira Ana Teixeira, foi inicialmente desenvolvida para uma intervenção realizada em piscinas. No MuBE, ela ganha uma nova leitura no espelho d’água do espaço, trazendo a participação do acaso na formação de frases e entendimentos. 

Xapiri – Motta & Lima 
Xapiri é o resultado das filmagens feitas pela dupla de brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, durante 2 encontros de xamãs na aldeia de Watoriki, Amazonas, em março de 2011 e abril de 2012. O filme experimental será projetado na área externa do MuBE, transmitindo através da tecnologia, sons, imagens e sensações desta tradição do povo ancestral. 

Aerólito – Artur Lescher 
A obra “Aerólito” foi apresentado por Artur Lescher pela primeira vez na 19ª Bienal de São Paulo, em 1987, onde o artista instalou paralelamente dois polígonos – ou aerólitos – separados pelos caixilhos e vidros do edifício, revelando e discutindo os limites do espaço. Se na primeira versão dois Aerólitos, um rígido, dentro e um inflável, fora, se contrapunham, na montagem agora realizada na área externa do MuBE a peça inflável, ganha nova leitura, ao contrapor-se a rigidez da marquise do Museu e ao problematizar a questão do ar, que ocupa todos os espaços. Na terra, não há vazio. Há ar. 

SERVIÇO 
Endereço: R. Alemanha, 221 – Jardim Europa, São Paulo – SP 
Telefone: (11) 2594-2601 
As obras poderão ser visualizadas à distância por todos que passarem pela rua do MuBE a partir do primeiro final de semana de setembro (05) até o dia 11 de outubro. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: