Pular para o conteúdo

O que o Brasil e a Ilha da Madeira têm em comum?

Hotéis e restaurantes de altíssima qualidade, paisagens naturais de tirar o fôlego e vilas charmosas são alguns dos atrativos que fazem da Ilha da Madeira, território português em meio ao Oceano Atlântico, um destino turístico imperdível. No entanto, muito embora seja uma pequena ilha europeia, com uma área quase oito vezes menor que o Distrito Federal, esta ilha tem muito em comum com o Brasil, o que faz com que os brasileiros se sintam extremamente à vontade por lá.

Confira algumas semelhanças entre a Ilha da Madeira e o Brasil:

Um bioma rico e importantíssimo para a natureza
Enquanto o Brasil tem sua floresta Amazônica, a Ilha da Madeira tem a Laurissilva, um ecossistema rico e único no mundo. Mesmo estando espalhado por várias ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), é na Madeira que esta floresta tem seu maior território. Formada principalmente por árvores do tipo laurácea, ocupa cerca de 20% da ilha e tem 20 milhões de anos, sendo classificada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1999.

Frutas deliciosas
Para quem consome frutas regularmente, viajar para outro país pode ser frustrante, pois muitos deles não possuem a nossa oferta variada e suculenta: banana, mamão, melancia e manga podem ser muito difíceis de encontrar em alguns lugares. Mas a Madeira possui uma localização geográfica privilegiada e, com isso, consegue cultivar muitas delícias, inclusive algumas que são exóticas para nós, como o maracujá roxo.

Povo acolhedor
Os madeirenses adoram receber bem os visitantes em suas terras, assim como os brasileiros. Eles são conhecidos por sua grande simpatia, hospitalidade e a naturalidade ao se deparar com estrangeiros. Isso faz não só com que o atendimento seja de primeira categoria, mas que os turistas se sintam à vontade em qualquer espaço.

Um delicioso drink típico à base de limão
A caipirinha brasileira é conhecida no mundo inteiro. É até possível encontrar variações da receita em bares de outros países! Na Madeira, o drink que todo turista precisa experimentar é a poncha, preparada com suco de limão, mel e aguardente de cana (similar à nossa cachaça). Em bares e restaurantes, é possível provar a poncha feita na hora, mas ela também existe engarrafada e pronta para beber. A tradicional é de limão, conhecida como Poncha à “Pescador”, mas, assim como a caipirinha, existem outros sabores, como maracujá e tangerina.

Paixão por futebol
Somos conhecidos pelo amor por este esporte e por idolatrarmos nossos melhores jogadores. A Madeira também é muito ligada ao futebol, principalmente desde que o craque Cristiano Ronaldo, nascido na ilha, começou a se destacar, chegando a ser eleito o melhor jogador do mundo cinco vezes. A admiração pelo ídolo é tanta que há até um museu dedicado a ele!

Idioma
Este item não é apenas uma semelhança, mas uma grande vantagem para os viajantes brasileiros: os habitantes da Ilha da Madeira também falam português. Sim, existem diferenças na forma como o idioma é falado, já que os madeirenses têm um sotaque distinto e utilizam expressões muitas vezes desconhecidas para nós, mas a comunicação é bastante fácil e simples, sem que seja preciso falar outra língua.

Cenários de tirar o fôlego
No Brasil, esbanjamos praias e paisagens tropicais deslumbrantes, que encantam viajantes do mundo todo. A Madeira não fica para trás com seus cenários naturais: são montanhas, jardins com flores exóticas, penhascos rochosos com dramáticas vistas para o mar e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: