Pular para o conteúdo

Artista da dança, Marília Coelho faz live apresentando o espetáculo Lapso

A artista da dança Marília Coelho apresenta o espetáculo Lapso, impulsionada pelos desafios nas relações do movimento do seu corpo com o tempo. O espetáculo poderá ser visto ao vivo nos dias 28 e 29 de novembro às 20 horas no Youtube, com distribuição de ingressos pela plataforma Sympla. Haverá também a oficina online Tempo e Distorções, onde Marília compartilhará o processo criativo deste trabalho nos dias 21 e 22 de novembro pelo Zoom. Ainda como parte das ações deste projeto, que conta com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, haverá o lançamento da web arte lapsolapso.com, criado em parceria com o artista visual Bruno Kurru. Neste site, Marília apresenta uma transposição poética do espetáculo para o ambiente virtual.

Lapso foi concebido na Turquia, em uma residência no espaço ÇATI Çağdaş Dans em Istambul. Sua trilha sonora é assinada pelo músico turco Serhan Berberoglu, parceiro da artista nesta criação. Em cena estão também as bailarinas Fernanda Ribeiro e Maré Magalhães e o desenho de luz é de Leandro Dal Farra. O espetáculo teve estréia em 2014 e desde então vem se desenvolvendo, onde a artista buca se aprofundar nas pesquisas de movimento, construções rítmicas e composições dramatúrgicas. Inicialmente o espetáculo circularia por dez cidades do interior do Estado de São Paulo, mas devido a pandemia que assola o país, está sendo adaptado para esta apresentação online, que de certo modo está sendo bem vista pela equipe do projeto: “Existe a possibilidade de alcance para outras regiões do Estado e também do Brasil, ampliando as chances de troca”, diz a artista.

O espetáculo será apresentado ao vivo, direto do palco do Mirante das Artes, um importante Centro Cultural que fica em Botucatu no interior de São Paulo. Uma coreografia com a câmera está sendo criada para que o espetáculo seja apresentado de forma dinâmica, onde a captação da imagem acontecerá de dentro do espaço cênico, e não apenas como um registro estático da dança. Lapso foi construído como um jogo coreográfico que sugere camadas sobrepostas de fruição, manipulando a percepção sobre o movimento no espaço e propondo a ampliação da sensibilidade do olhar do público, para que perceba as sutilezas dos movimentos do corpo. A oficina Tempo e Distorções traz um aprofundamento do processo criativo deste trabalho, onde aborda, através de exercícios práticos, diferentes camadas da dança como o corpo, o espaço, as ações, as dinâmicas e a instabilidade. Nesta oficina também são abordados aspectos históricos e coloniais da dança ocidental, bem como um olhar para danças étnicas de diferentes povos originários.

Lapso – espetáculo de dança de Marília Coelho. Apresentações e bate papo ao final: Dias 28 e 29 de novembro, às 20 horas, ingressos a R$ 25,00 pelo site senteovento.org

lapsolapso.com – Lançamento da webarte: Dia 30 de novembro

Tempo e Distorções – oficina de dança: Dias 21 e 22 de novembro, das 10 às 12 horas. Ingressos a R$ 25,00 pelo site senteovento.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: