Pular para o conteúdo

CINESESC ABRE ESTREIAS DO ANO COM TÍTULOS DE FICÇÃO E DOCUMENTÁRIOS NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. As primeiras estreias do ano na programação da série acontecem quinta-feira, (07/01), com os títulos de ficção “Viver para Cantar” e “A Espuma dos Dias”, os documentários “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim” e “Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano”, além de “Pequenas Histórias”, pelo CineClubinho, para a garotada.

O filme “Viver para Cantar”, de Johnny Ma, uma das estreias de ficção desta semana na série, fala de uma pequena trupe de ópera de Sichuan, que é administrada por Zhao Li. Todos do grupo vivem e atuam juntos, em um degradado teatro nos arredores de Chengdu (China). Quando Li recebe o aviso sobre a demolição do teatro, esconde a notícia dos demais, temendo o fim de sua trupe. Enquanto ela luta para procurar por um novo espaço, a ópera e seus personagens fantásticos começam a se infiltrar no mundo real dela. Classificação indicativa: 12 anos.

Outro título de ficção que estreia em Cinema #EmCasaComSesc é “A Espuma dos Dias”, de Michel Gondry. Baseado no romance do escritor francês Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ele conhece Chloë, e logo ambos mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum, já que uma flor que cresce em um de seus pulmões. Classificação indicativa: 14 anos.

Para quem prefere documentário, a série traz duas sugestões de títulos. “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, de Marcus Fernando e Eduardo Ades, apresenta a trajetória profissional e artística de Torquato Neto (1944-1972). Narrado pelo ator Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a vida do cineasta, músico e jornalista, desde sua juventude, quando ainda morava na sua cidade natal, Teresina (Piauí), até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. A obra é uma homenagem a um dos responsáveis pela revolução artística brasileira durante a Tropicália, no final da década de 1960. Classificação indicativa: 12 anos.

Já “Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas, traça um panorama da música popular brasileira dos anos 1960 e 1970, por meio da trajetória do grupo Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado pela banda e da influência do cantor, compositor e instrumentistas João Gilberto (1931-2019) nos rumos musicais do grupo. Classificação indicativa: 12 anos.

Pelo CineClubinho, espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infantojuvenil, a novidade desta semana é o filme “Pequenas Histórias”, de Helvécio Ratton, com Marieta Severo, Patrícia Pillar, Gero Camilo, Maurício Tizumba e Paulo José. Na varanda de uma fazenda, uma senhora (Marieta) conta e tece histórias de humor e magia. O casamento do pescador com a sereia. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua. As aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. A obra é um convite à imaginação.

E até o dia 09 de janeiro, é possível conferir na plataforma do Sesc Digital a programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 – 1987) Para saber mais sobre as obras, acesse sescsp.org.br/leonhirszman.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIAS 07/01

VIVER PARA CANTAR
Dir.: Johnny Ma | China, França | 2019 | 100 min | Ficção | 12 anos
Zhao Li gerencia uma pequena trupe de ópera de Sichuan. Todos do grupo vivem e atuam juntos em um degradado teatro nos arredores de Chengdu, na China. Quando recebe o aviso de demolição do teatro, Li esconde a notícia de todos os outros, temendo que isso possa significar o fim de sua trupe de ópera: além da demolição do espaço físico, é a vida de sua “família” que está em jogo. Enquanto ela luta para procurar por um novo espaço em que eles possam cantar e viver, a ópera e seus personagens fantásticos lentamente começam a se infiltrar no mundo real dela.

A ESPUMA DOS DIAS
Dir.: Michel Gondry | França | 2013 | 131 min | Ficção | 14 anos
Baseado no romance de Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë, eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.

TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM
Dir.: Marcus Fernando e Eduardo Ades | Brasil | 2018 | 87 min | Documentário | 12 anos
A trajetória profissional e artística de Torquato Neto ganha vida. Narrado pelo ator Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a vida do cineasta, músico e jornalista, desde sua juventude, quando ainda morava na sua cidade natal, Teresina (Piauí), até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. Uma homenagem a um dos responsáveis pela revolução artística brasileira durante a Tropicália, no final da década de 1960.

FILHOS DE JOÃO – ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Dir.: Henrique Dantas | Brasil| 2008 | 74 min | Documentário | Livre
Um panorama da música popular brasileira dos anos 1960 e 1970, por meio do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.

CINECLUBINHO

PEQUENAS HISTÓRIAS
Dir.: Helvécio Ratton | Brasil | 2007 | 80 min | Ficção | Livre
Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta e tece histórias de humor e magia. O casamento do pescador com a sereia. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua. As aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Histórias brasileiras para pequenos e grandes. Com Marieta Severo, Patrícia Pillar, Paulo José, Gero Camilo e Maurício Tizumba.

Saiba+: https://sesc.digital/colecao/cinema-emcasacomsesc-

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: