Pular para o conteúdo

NASTASSJA KINSKI e CINEMA TCHECO: PETRA BELAS ARTES abre o espaço em sua programação para mostras especiais

A alemã Nastassja Kinski , grande musa do cinema dos anos 80, completa 60 anos de vida neste 24 de janeiro, e ganha mostra no Petra Belas Artes , de 21 a 27 deste mês , com quatro dos seus filmes mais importantes: “Movimento em Falso ” (1975), “ Paris, Texas ” (1985), “ Tão Longe, Tão Perto ” (1993), os três dirigidos por Wim Wenders, mais “ O Fundo do Coração ” (1981), de Francis Ford Coppola.

Filha de pais separados, uma menina Nastassja específica via o pai, o famoso ator Klaus Kinski. Morando só com a mãe e tendo que ajudar com as despesas de casa, ela começou a trabalhar muito cedo, como modelo, principalmente. Até que um feliz acaso aconteceu: aos 12 anos, enquanto dançava numa discoteca de Munique, ela foi descoberta pela esposa de Wim Wenders, quando o diretor selecionava elenco para “Movimento em Falso”, o filme que marca a estreia dela no cinema.

Em 1976, ela conheceu o diretor Roman Polanski, que incentivou o estudo do método de atuação de Lee Strasberg, nos Estados Unidos. Dois anos depois, em 1978, ela estrelou o drama romântico italiano “Tentação Proibida”, com Marcello Mastroianni, ganhando reconhecimento nos Estados Unidos. A seguir, Nastassja interpretou um personagem-título de “Tess” (1979), de Polanski.

Enfim, em 1981, ela estrelou o romance musical “O Fundo do Coração”, seu primeiro filme realizado nos Estados Unidos. Ainda nos Estados Unidos, ela protagonizou o terror “A Marca da Pantera” (1982), com Malcolm McDowell, um remake do clássico “Sangue de Pantera”, de 1942. Dois anos mais tarde, em 1984, ela voltaria a encontrar Wim Wenders para filmar “Paris, Texas”, um dos seus filmes mais aclamados, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Definitivamente, 1984 foi o ano dela. Além de “Paris, Texas”, Nastassja brilhou em mais três produções de sucesso: “Os Amantes de Maria”, de Andrey Konchalovskiy, “Infielmente Tua”, de Howard Zieff, e “Um Hotel Muito Louco”, de Tony Richardson.

Durante a década de 1990, Nastassja apareceu em vários filmes americanos, voltando a trabalhar na Alemanha, com Wim Wenders, em “Tão Longe, Tão Perto” (1993), vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, um filme que traz de volta à Terra o grupo de anjos do clássico “Asas do Desejo”.

Esta será uma oportunidade de rara que o Petra Belas Artes oferece para você (re) ver a tela grande quatro filmes com uma atriz que é um nome essencial na história do cinema contemporâneo.

E o melhor: para encontrar Nastassja, você não precisa atravessar o deserto do Texas, como fez Harry Dean Stanton. Basta atravessar a rua da Consolação para chegar no cinema de rua mais amado de São Paulo!

VEM AÍ:

De 28 de janeiro a 03 de fevereiro , no Petra Belas Artes , será a vez da “Mostra de Cinema Tcheco” , que reunirá cinco filmes essenciais de uma das filmografias mais sólidas e importantes do século XX: “Viagem ao Fim do Universo” ( 1963), de Jindrich Polák, obra que influenciou clássicos da ficção científica, como “2001”, “Star Trek”, “Guerra nas Estrelas” e “O Planeta dos Macacos”; “Iluminação Íntima” (1965), de Ivan Passer, considerada uma das obras mais importantes do cinema produzido na República Tcheca dos anos 1960; “Trens Estreitamente Vigiados” (1966), de Jirí Menzel, primeiro longa do diretor, vencedor do Oscar 1968 de Melhor Filme Estrangeiro;“O Baile dos Bombeiros” (1967), de Milos Forman, indicado ao Oscar 1969 de Melhor Filme Estrangeiro, foi também o primeiro filme colorido do diretor; e “Marketa Lazarová” (1967), de Frantisek Vlácil, considerado o melhor filme tcheco de todos os tempos, de acordo com uma pesquisa de 1998 realizada por cineastas e obrigatória da República Tcheca e Eslováquia.

E aguarde: isto é só o começo de uma série de mostras incríveis, como só o cinema de rua mais amado de São Paulo poderia realizar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: