Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Sonho Grande”, de Cristiane Correa

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira, nomes brasileiros conhecidos mundialmente, são o foco da biografia escrita por Cristiane Correa, que ouvimos na Auti Books.  Os executivos são conhecidos por serem donos da ABInbev, Lojas Americanas, Burger King e Kraft Heinz, mas começaram sua história juntos administrando o Banco Garantia. Os negócios foram mudando, mas os investimentos continuaram e até hoje seguem frente seus negócios.

Eles também são conhecidos por, na época, mudarem a forma de contratar e equipe. Faziam divisões de lucros, anualmente reviam as entregas dos profissionais promovendo os melhores e demitindo quem não cumpria metas, digamos, um estilo bem arrojado de lidar com profissionais, nada comum na época em que começaram atuar, por volta da década de 80. Quem sobrevivia tem muita história para contar e muitos deles também fizeram carreira frente aos seus negócios. Tinha uma regra básica entre os sócios: filhos não trabalhavam nos negócios dos pais, o máximo era fazer um estágio enquanto estudavam e depois seguiam seus rumos.

Jorge Paulo Lemann aprendeu seu jeito de selecionar sua equipe estudando em Harvard, e desde então sempre entendeu que era importante ter gente boa e bem remunerada trabalhando para ele para os negócios prosperarem. “O goleiro também ter que ganhar bem”, diz o executivo.

Outra frase conhecida do Lemann é “sonhar grande dá o mesmo trabalho de sonhar pequeno”, sendo assim, bora sonhar grande né, porque o não a gente já tem. Frase que inclusive inspirou o nome do livro / audiobook. Até o que se conta no livro, lançado em 2013, sim, todos os sonhos grandes de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira foram realizados. Em mais detalhes é contada a compra da Brahma, da Antárctica, da Budweiser e da criação da Ambev, depois ABInbev. Muito também se fala sobre investimento, como es três escolhiam onde investir, como escolhiam onde apostar. Warren Buffet também aparece algumas vezes no livro / audiobook, principalmente no momento de aquisição da Heinz, o mais recente dos negócios citados no livro.

O audiobook conta com a abertura, prefácio assinado por Jim Collins, 17 capítulos, agradecimento e encerramento. Narrado por Larissa de Lara, publicado pela editora Sextante, em audio pela Auti Books. Para quem preferir a biografia, tem 264 páginas.

A autora, Cristiane Corrêa, é jornalista, escritora e palestrante, especializada em negócios e gestão. Além de Sonho Grande, também escreveu Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico, que conta a história de Abilio Diniz. Seu trabalho mais recente é Vicente Falconi – O que importa é resultado.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: