Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Comunicação Não Violenta – Uma linguagem de vida”, de Marshall Rosenberg

Hoje vamos falar sobre Comunicação Não Violenta – Uma linguagem de vida, de Marshall Rosenberg. Na sinopse do livro diz o seguinte: imagine ser capaz de aliviar a tensão e promover acordos mesmo nas situações mais difíceis, apenas mudando a maneira de falar. Sim, é isso que Marshall ensina neste audiolivro: dominar os mais diferentes conflitos apenas sabendo como ouvir e como falar.

Não, não é desmotivando ninguém a tentar uma comunicação não violenta, mas quando você lê/ouve essa sinopse pensa: opa, vai ser fácil se comunicar com menos violência no dia a dia. Mas, quando você lê/escuta todo o conteúdo, pára e observa o quanto você faz errado no dia a dia, vê quanto ainda precisa ser melhorado. É bem complexo você aprender a falar com clareza, explicar o que você quer de fato, o que realmente precisa ser dito, e não apenas o que é importante do seu ponto de vista. Acho que esse ponto foi um dos que mais pegou ao ouvir e aprender com a obra.

Um dos pontos que me chamou bastante a atenção foi a questão do elogio. Você sabia que o uso de elogios também pode não ser bem visto por quem recebe? Se for como forma de recompensar as pessoas por fazer o que queremos, isso é inadmissível. Um sorriso e um obrigado sinceros podem fazer muito mais diferença na vida das pessoas do que um parabéns do chefe em público, por exemplo. O ponto de mais atenção é: se for para agradecer a pessoa por fazer aquilo que você queria, não é bem visto. Mesmo porque você não deve persuadir ninguém a fazer o que você quer, e sim o que é importante para aquela ação e porque é necessário para aquela ação. Apenas para satisfazer sua vontade, ainda mais no âmbito profissional, não tem vez.

Bom, esse foi apenas um dos aprendizados desse audiobook, que, no meu caso, vai entrar aqui na lista de ser ouvido mais de uma vez porque acredito muito que o conteúdo tem um impacto diferente dependendo do momento da nossa vida. E o conteúdo desse livro/audiobook tem essa característica.

Comunicação Não Violenta – Uma linguagem de vida é dividido em 10 capítulos, consequentemente, o audiobook em 10 faixas. A edição é de 2019, publicado pela editora Sextante e em audiobook pela Auti Books.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: