Pular para o conteúdo

Vazio existencial na terceira idade: como lidar e superar

A velhice chegou, e agora? Incertezas sobre quais rumos tomar e medos como a morte, solidão e perda de independência são a porta de entrada à terrível sensação de vazio existencial em idosos. Lidar com estes sentimentos e angústias é um grande desafio e requer uma jornada diária em busca da evolução pessoal.

No novo livro Idosos e Espiritualidade, a gerontóloga e psicoterapeuta holística Lígia Posser compartilha um método que desenvolveu para os idosos aprimorarem o autoconhecimento e o autocuidado. O propósito é que possam desfrutar da chamada melhor idade com mais plenitude e autonomia.

Dividido em quatro etapas, o Método do Autoconhecimento é como um veículo facilitador desta busca pelo conhecer a si mesmo. Por meio da meditação, uso de cristais e plantas terapêuticas, transporta o praticante a um estado de felicidade e reconforto nesta nova etapa da vida. Para tornar o processo mais efetivo, o livro traz espaços de escrita para que o leitor possa realizar as atividades práticas propostas e mergulhar fundo no método.

Nas 160 páginas da obra, a autora ainda reforça temas de importante debate, que seguem sendo tabu e geram dúvidas a quem envelhece, como o amor e sexo na terceira idade. Segundo Lígia, estes dois tópicos não têm prazo de validade. Pelo contrário, devem ser cultivados livremente e reinventados pelo casal.

Com 70 anos de idade e autora de outros quatro livros, Lígia conta que o despertar para este lançamento surgiu durante a pandemia, quando os idosos se tornaram o principal grupo de risco e foram orientados a ficar em casa. Ela uniu experiências pessoais, anos de estudo e histórias de pacientes que acompanhou no consultório para mostrar que é possível mudar a rotina e a mente a ponto de viver a velhice com alegria, saúde e independência.

“Envelhecer com dignidade é fazer suas escolhas sem censuras ou cobranças, se permitindo ir além, sem se preocupar com a opinião dos outros, (…) dizer não quero, não gosto, enfim, permitir-se ser da forma que o faz se sentir feliz e livre, sem dar satisfações sobre suas decisões”. (Idosos e Espiritualidade, pág. 105)

Mais do que um guia para envelhecer melhor e mais feliz, o livro Idosos e Espiritualidade é destinado também a profissionais de apoio à saúde física e mental dos idosos, familiares e cuidadores, assim como para jovens e adultos que desejam começar agora mesmo a cultivar hábitos para uma vida saudável e longeva.

Ficha técnica
Título
: Idosos e Espiritualidade
Autor: Ligia Posser
Editora: Luz da Serra Editora
ISBN: 978-65-88484-15-9 | 978-65-88484-14-2 (eBook)
Páginas: 160
Formato: 16x23cm
Preço: R$ 52,90
Links de venda: Luz da Serra Editora e Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: