Pular para o conteúdo

Escrita sinestésica e polifônica norteia “Terra dentro”, de Vanessa Vascouto

Confinados em uma plantação de batatas situada em algum interior do sul do Brasil, os irmãos Rita, Mirna e Mosquito vivem e narram uma tragédia anunciada. A súbita fatalidade que marca a história dos três é descrita por meio de conversas das personagens com interlocutores sempre invisíveis ao leitor. Aos poucos, em um cenário desolador e fantasmagórico, entre densos silêncios e repetitivos ruídos, cada um deles revelará sua própria versão dos fatos.

É pelos devaneios de Rita, pela paixão de Mosquito e pelo pragmatismo de Mirna que vemos o encadeamento das ações que costuram o verdadeiro drama de Terra Dentro: a impossibilidade do amor, da verdade e, sobretudo, da culpa.

Segundo Nara Vidal, autora vencedora do Prêmio Oceanos 2019 e que assina a orelha do livro, trata-se de “um faroeste em nome de um único amor disponível: amor demarcado e não-declarado. Um testemunho da vertiginosa experiência de quem está esquecido nos inúmeros pontos do país”. Para tanto esquecimento, duas saídas estão postas em Terra Dentro: o crime ou a loucura.

Inicialmente escrito como dramaturgia e posteriormente adaptado à literatura, Terra dentro carrega na estrutura e na linguagem a atmosfera sinestésica que é própria do palco e da poesia. A cadência e as particularidades das três vozes, as imagens, o ritmo e os sons são base para a violenta trama e para a desesperança que, assim como a terra, por fim engolirá a todos.

Título: Terra dentro
ISBN: 978-65-88091-07-4
Autora: Vanessa Vascouto
Número da edição:
Número de páginas: 96
Formato: 12 X 19 cm
Valor: R$36,00

Venda: https://editorareformatorio.minhalojanouol.com.br/produto/270402/terra-dentro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: