Pular para o conteúdo

FIL tem Loyola Brandão e Mia Couto na agenda do fim de semana

O primeiro final de semana da 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) – realizada em ambiente 100% online em função da pandemia do novo coronavírus – apresenta uma programação que contempla as linguagens artísticas da dança, do teatro e da contação de histórias, além de conversas interativas sobre diferentes facetas do tema central do evento: “Velhas e Novas Utopias”. Tudo com transmissão gratuita pela plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora da Feira (www.fundacaodolivroeleiturarp.com). O evento acontece até 29 de agosto. A agenda completa pode ser conferida na Revista da Programaçãohttps://bityli.com/J9aze.

No sábado (21), as atividades começam às 13 horas, com a participação do escritor Ignácio de Loyola Brandão, embaixador da 20ª FIL, durante o Salão de Ideias sobre as contemporaneidades do livro “Não Verás País Nenhum”, que completa 40 anos de sua primeira publicação. A mediação será da atriz e pedagoga Laura Abbad. Em seguida, às 14h, o patrono desta edição da Feira, Paulo Roberto Oliveira, fala sobre o tema “A Utopia da Água Potável”, num painel que terá especialistas e lideranças do setor de água para abordar os desafios e soluções, em âmbito mundial, nacional e local, para o uso sustentável desse que é o maior bem natural da humanidade. Os limites de mananciais como o Aquífero Guarani será um dos pontos em debate. Engenheiro e diretor presidente do grupo GS Inima Brasil, Paulo Roberto Oliveira atua há 25 anos com desenvolvimento e estruturação de projetos de concessão na área de saneamento básico em todo o país. Participam também do debate Carlos Eduardo Alencastre e Ricardo Medeiro de Andrade. A mediação será de Roberto Muniz.

O dia segue com a Mesa de Debate “Utopias na Literatura”, às 15h, com a jornalista e youtuber Míriam Castro, conhecida nas redes sociais como Mikannn; e Cláudia Fusco, mestre em Estudos de Ficção Científica e palestrante sobre gênero, cultura pop e literatura fantástica. Logo após essa atividade, o Coletivo Teatral Mulheres de Utopia, de São Paulo, apresenta o espetáculo criado exclusivamente para a FIL, “Ato Poético-Utópico-Performático-Livresco”, um experimento de linguagem híbrida, concebido a partir das experiências do fazer teatral e das pesquisas individuais e coletivas realizadas pelas atrizes que compõem o grupo.

No início da noite, às 18h, a FIL recebe no Salão de Ideias: “Utopia, de Thomas More”, Carlos Berriel, professor de Teoria Literária na Unicamp, editor da revista Morus – Utopia e renascimento, e coordenador do Centro de Estudos sobre Utopia da Unicamp. A mediação será de Evanir Pavloski e, juntos, eles conversam com o público sobre vida, obra e pensamentos do inglês Thomas More, um dos grandes humanistas do renascimento e autor do clássico livro “Utopia”.

O primeiro sábado da Feira Internacional do Livro de Ribeirão termina com dança. Às 19h30, a Cia. Sansacroma, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Estado Antológico: tem gente com fome”. Neste vídeo-performance retrata a obra do poeta negro Solano Trindade, com uma narrativa coreográfica da obra deste autor, a partir de cinco de seus poemas: “Tem Gente com Fome”, “Gravata Colorida”, “F da P”, “Eu Canto aos Palmares” e “Sou Negro”. Esta atividade é realizada em parceria com o Sesc Ribeirão Preto.

“Estamos vivendo um ano de sobreviventes e este momento é ideal para uma reflexão de erros e acertos para trilharmos caminhos novos. Na esteira dessa reflexão fundamental, a FIL chega pronta para entregar um conteúdo expressivo, reflexivo, artístico e muito contemporâneo”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura. Para Adriana Silva, curadora da Feira, “a temática escolhida para esta edição não poderia ser outra diante das transformações que o Brasil e o mundo experimentam em diversas áreas”.

Mia Couto, contação de histórias e educação

Duas grandes Conferências movimentam agenda da FIL no domingo (22). A primeira, às 16h30, traz o autor homenageado desta edição, o moçambicano Mia Couto. Um dos mais reverenciados escritores mundiais e ganhador de diversos prêmios em seu país e fora dele, Couto tem mais de 30 títulos publicados entre poesia, contos, crônicas, romances e literatura infantil. Experiente também como jornalista e professor universitário na área da Biologia, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras desde 1988. Para mediar essa conversa, Fernando Anitelli, artista múltiplo, idealizador do grupo O Teatro Mágico. Inclusive, antes da Conferência, Anitelli homenageia Mia Couto com a apresentação da performance “Visitação ao Impossível”.

A segunda Conferência do domingo, às 19h, coloca em pauta o tema “O papel da educação para viabilizar as utopias humanas – Estudos de Humberto Maturana”, com participação dos chilenos Claudio Yusta e Sebastián Gaggero. Sócio fundador da Salamandra Consultoria, Yusta é licenciado em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, pós-graduado em Recursos Humanos pela Universidade Diego Portales (Chile), e tem formação em Psicanálise pela Sociedade Paulista de psicanálise. Gaggero é sociólogo, professor de Biologia-cultural, diretor da Matríztica – empresa de geração e facilitação de espaços de bem-estar – e aprendiz do neurobiólogo chileno Humberto Maturana desde 2000. A curadora da Feira, Adriana Silva, faz a mediação da atividade.

O domingo, às 13h, também terá encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, com os contadores Ademir Apparício Jr. e Fabiana Martins Massi explorando os impactos e reflexos da literatura no cotidiano e na cultura através das gerações.

Para crianças de todas as idades, a Cia. do Acaso apresenta o espetáculo “Nós”, às 15h, com adivinhas, danças, brincadeira e recursos tecnológicos num espetáculo interativo que explora gírias do universo hi-tech ao mesmo tempo em que propõe importantes reflexões para o público infantil e adulto. Essa atividade é realizada em parceria com o Sesc Ribeirão Preto.

A atriz e pesquisadora de linguagem narrativa para o ator, Tânia Alonso, traz para este primeiro domingo da Feira, uma sessão especial de contação de histórias, às 16h10. O trabalho, batizado de “A caminho da felicidade”, inspirado na obra de Semíramis Paterno, autora infantojuvenil homenageada. No Salão de Ideias do domingo, às 18h, o ator, humorista, roteirista e escritor Gregorio Duvivier é o convidado e o tema da conversa é “Entre uma poesia e outra, muitas utopias”. Conhecido pelo grande público nacional por seu trabalho no cinema e no teatro, Duvivier é uma das mentes criativas das esquetes do canal Porta dos Fundos, no YouTube. A mediação é de João Augusto.

“Logo de cara, o primeiro final de semana da FIL apresenta uma programação atrativa, instigante e divertida, convidando o público nacional e internacional a pensar, debater e refletir junto com nossos convidados sobre diferentes questões e assuntos que permeiam a nossa vida de alguma forma”, ressalta Viviane Mendonça, superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Autores locais

Como é tradição, a FIL reserva espaço especial para os autores locais e entidades que incentivam a literatura em Ribeirão Preto e região. Seguindo as restrições da pandemia do Coronavírus, esses escritores participam desta edição por meio de entrevistas de vídeo, compartilhando seu amor pelo livro, literatura e escrita, e falando sobre seus trabalhos. Cinco deles estarão presentes no sábado: Luís Cláudio S. Pereira, André Luiz da Silva (UEI), Nilcéia Dedemo, Rita Mourão e Tanyse Galon.

Luís Cláudio S. Pereira faz lançamento de sua obra e do movimento “América Latina 2051”. “Maria, Marias” é o título da obra que Rita Mourão apresenta; e Tanyse Galon lança “O corpo no Meio”. No domingo, participam Odete Silva Dias, lançando a obra “Identidade: o tempo como senhor da história 2 – os emigrados”; Cezar Augusto Batista, apresentando “A Herança”, seu 14º livro; e Fábio Itasiki, com o lançamento de “Oficina de Redação – Foco ENEM”.

“A presença dos autores locais é importantíssima e temos certeza de que cada um deles deixará boas histórias para o público”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

SERVIÇO

FIL 21/08 (sábado)

13h – Salão de Ideias com Ignácio de Loyola Brandão e mediação de Laura Abbad

13h50 – Sessão com entidades e autores locais: Luís Cláudio S. Pereira

14h – Salão de Ideias com Paulo Roberto Oliveira, Carlos Eduardo Alencastre e Ricardo Medeiro de Andrade. Mediação de Roberto Muniz

15h – Sessão com entidades e autores locais: André Luiz da Silva (UEI)

15h – Mesa de Debate com Mikannn e Cláudia Fusco

16h25 – Sessão com entidades e autores locais: Nilcéia Dedemo

16h30 – Apresentação artística: Ato Poético-Utópico-Performático-Livresco com Coletivo Teatral Mulheres de Utopia

17h40 – Sessão com entidades e autores locais: Rita Mourão

18h – Salão de Ideias com Carlos Berriel e Evanir Pavloski

19h20 – Participação autores locais: Tanyse Galon

19h30 – Espetáculo Sesc: “Estado Antológico: Tem Gente com

Fome”, com Cia Sansacroma”

FIL 22/08 (domingo)

13h – Núcleo de Contadores de Histórias, com Ademir Apparício Jr. e Fabiana Martins Massi

14h35 – Sessão com entidades e autores locais: Odete Silva Dias

15h – Espetáculo Sesc: Nós, com Cia. do Acaso

16h – Sessão com entidades e autores locais: Cezar Augusto Batista

16h10 – Contação de História com Tânia Alonso

16h30 – Homenagem: Visitação ao impossível com Fernando Anitelli e Conferência com Mia Couto e mediação de Fernando Anitelli

18h – Salão de Ideias com Gregorio Duvivier e mediação de João Augusto

19h – Sessão com entidades e autores locais: Fábio Itasiki

19h – Conferência Internacional com Claudio Yusta E Sebastián Gaggero (Estudos de Humberto Maturana) e mediação de Adriana Silva

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:

Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: