Pular para o conteúdo

O Tablado celebra 100 anos de Maria Clara Machado e 70 anos de fundação com Quem Matou o Leão?

Celebrando os 100 anos de nascimento de Maria Clara Machado e os 70 anos de fundação d’O Tablado, uma nova montagem de um dos clássicos pouco encenados de Maria Clara Machado poderá ser vista, gratuitamente, por todo o Brasil, no site do Teatro Unimed (www.teatrounimed.com.br), a partir do sábado, 27 de novembro, às 16h. Com direção de Susana Ribeiro e Sérgio Dias Maciel e realização da Dueto Produções, a peça infantil Quem Matou o leão? é dividida em quatro episódios, que estreiam aos sábados e domingos, sempre no mesmo horário (16h). O espetáculo completo poderá ser visto até o dia 16 de janeiro de 2022, sendo uma excelente opção de lazer para as crianças no período de férias escolares. Esta nova e muito divertida produção do Teatro Unimed leva para crianças de todo o Brasil (e do mundo!) a indispensável obra de Maria Clara Machado, escritora que dedicou sua vida ao teatro e que jamais subestimou a inteligência singular da infância. Suas peças, com estilos diversos, sempre contam histórias divertidas e amorosas, apresentando conteúdo poético e humanístico. O ano de 2021 marca também os 20 anos de morte da autora.

Maria Clara Machado é a grande idealizadora d’O Tablado, à frente do qual esteve por cinco décadas. Professora, diretora, atriz e dramaturga, escreveu e encenou dezenas de peças infantis de sucesso, deixando um legado precioso para as artes cênicas do país. Para ela, nascida em Belo Horizonte, em 1921, a família era a base para a realização de seus sonhos. Uma nova família foi formada quando, em 1951, fundou com alguns amigos o Grupo de Teatro Amador O Tablado. Seu reconhecimento nacional e internacional veio como dramaturga infantil. Crianças do mundo inteiro conhecem o fantasminha Pluft, aquele que tinha medo de gente, e a bruxinha Angela, aquela que era boa. Entre dezenas de peças de sua autoria, destacam-se também O Cavalinho Azul,  A Menina e o Vento, O Rapto das Cebolinhas, Tribobó City, entre outras. Sua última peça, escrita em parceria com sua sobrinha, Cacá Mourthé, foi Jonas e a Baleia, na qual reconta o episódio bíblico. Considerado Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, O Tablado se firmou, sobretudo, como uma escola de teatro, berço de inúmeros talentos, como Hamilton Vaz Pereira, Louise Cardoso, Malu Mader, Mauricio Mattar, Marcelo Serrado, Marcello Novaes, Drica Moraes, Claudia Abreu, Enrique Diaz, entre muitos outros.

Atriz e diretora e fundadora da Cia dos Atores, Susana Ribeiro protagonizou o musical Cazuza, Pro Dia Nascer Feliz, dirigiu Rent, o Musical (indicada para o Prêmio Reverência de melhor direção) e, com o espetáculo de sua companhia Conselho de Classe, ganhou os prêmios APTR, Cesgranrio e Shell de melhor direção. Atuou em novelas, minisséries e seriados na TV Globo e Netflix, como Mecanismo, Assédio, Nada Será Como Antes, Lado a Lado, Duas Caras, entre outros. Em cinema, participou de As Duas Irenes, (pelo qual foi indicada a melhor atriz coadjuvante em Gramado), Estorvo, Veja Esta Canção, entre outros. Sérgio Dias Maciel participou de inúmeras montagens de teatro, como Os Sete Afluentes do Rio Ota, 5 X Comédia, A Garota do Adeus, entre outras. Em cinema, participou de filmes como Reis e Ratos, Jenipapo, O Cinema Falado, entre outros. Em televisão, fez Malhação, Vidas Braileiras, Geração Brasil, Gabriela, entre outras novelas.

A trilha sonora de Quem Matou o leão?, concebida pelo produtor musical João Brasil e pelos diretores Susana Ribeiro e Sérgio Dias Maciel, é um espetáculo à parte. Entre as composições, obras de John Morris (como People in Hall e Step by Step), Gigliola Cinquetti (Dio Come Ti Amo), Sidney Miller (O Circo), Astor Piazzolla (Oblivion), entre outros.

Sinopse: Quem matou o leão? é uma comédia de picadeiro para crianças de todas as idades. Escrita por Maria Clara Machado, a peça reúne a palhaçada circense com o mistério e suspense detetivescos. Numa tarde qualquer, o Circo Italiano de Carlo Estupore (Júlio Mello) inicia a sessão, quando tudo vira de cabeça para baixo com a morte da maior atração do dia, o leão Mussolini. O detetive Enrico Bulcone (Rodrigo Nasser) e sua assistente Canetone (Lara Prado), que estavam na plateia, tomam conta do picadeiro e começam as investigações, na companhia das palhaças Soluço, Tampinha e Sapoti (respectivamente Amanda Massaro, Fernanda Jannuzzelli e Maria Silvia do Nascimento), garantia de risos, poesia e muita alegria durante toda a investigação.

O espetáculo Quem Matou o Leão? fecha a programação 2021 do Teatro Unimed, como parte do projeto Teatro Unimed Em Casa, que estreou em 2020 com Luis Miranda, em Madame Sheila, e seguiu em 2021 com o espetáculo Dez por Dez, obra de Neil LaBute adaptada pelos Irmãos Leme e protagonizada por Angela Vieira, Bruno Mazzeo, Chandelly Braz, Denise Fraga, Eucir de Souza, Ícaro Silva, Johnny Massaro, Leopoldo Pacheco, Luisa Arraes e Pathy Dejesus; o filme-concerto Criolo Samba em 3 Tempos; o programa de entrevistas Hora de Naná, comandado por Naná Karabachian, que reuniu um time de estrelas formado por Ana Carolina, Reynaldo Gianecchini, Mart’nália, Seu Jorge, Elias Andreato e Claudia Raia; e, mais recentemente, o show-filme Nordeste Ficção, com Juliana Linhares e os convidados Zeca Baleiro e Josyara. O Teatro Unimed Em Casa é uma iniciativa comprometida em levar a produção artística inédita e de qualidade até onde as pessoas estão, contribuindo para aumentar o acesso gratuito à cultura em tempos de isolamento social.

Quem Matou o Leão?

Peça de Maria Clara Machado

Local: Teatro Unimed em Casa (online)

Endereço: www.teatrounimed.com.br

Quando:

Episódio I – sábado, 27 de novembro de 2021, às 16h (estreia)

Episódio II – domingo, 28 de novembro de 2021, às 16h

Episódio III – sábado, 4 de dezembro de 2021, às 16h

Episódio IV – domingo, 5 de dezembro de 2021, às 16h

O espetáculo completo poderá ser visto no site do Teatro Unimed até o dia 16 de janeiro de 2022

Classificação: livre

Ingressos: gratuito e sem cadastro

Duração: cerca de 15 minutos cada bloco

https://www.facebook.com/TeatroUnimed

https://www.instagram.com/teatrounimed/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: