Pular para o conteúdo

João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP fazem último concerto da Temporada 2021 no Teatro Gazeta

Para se despedir do ano de 2021, o Maestro Joao Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP fazem o último concerto da Temporada 2021, série de concertos gratuitos realizados através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, com a participação da jovem cantora Maria Clara Mascellani.

O repertório começa com Michael Praetorius – um dos compositores alemães mais versáteis do século 16, com sua obra baseada nos hinos protestantes – e sua dança renascentista Bransle de la Torche, uma de suas mais de 300 danças instrumentais.

J.S. Bach, de quem o pianista Martins gravou a obra completa parta teclado, será representado por Jesus Alegria dos Homens, décimo e último movimento da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), e na Ave Maria, composição de 1859 do francês Charles Gounod que tem como base o Prelúdio nº 1 Em Dó Maior, do primeiro livro de O Cravo Bem Temperado, composto 137 anos antes por Bach, em solo de Maria Clara Mascellani.

A suíte O Quebra-Nozes, composta por Piotr Illitch Tchaikovsky para balé, dá sequência ao concerto com a frenética Dança Russa – Trepak, a marcha Dança da Fada Açucarada e a conhecidíssima Valsa das Flores, e Hallelujah, uma das obras musicais mais representativas do século XX sobre fé e espiritualidade, de autoria do canadense Leonard Cohen, com a solosta convidada Maria Clara.

O concerto segue com uma série de canções de Natal:  So this is Christmas, canção de John Lennon lançada em 1971, White Christmas, composição de Irving Berlin que lembra um cenário natalino, Jingle Bell Rock, de autoria de Joe Carleton Beal e Jim Boothe da década de 1950, gravada inicialmente por Bobby Helms e com muitas outras versões, como tradução para o português de Celly Campello, de 1960, e a tradicional Noite Feliz, incluída na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Fechando o concerto, João Carlos Martins assume o piano para Em Algum Lugar do Passado, música de John Barry, tema do filme de mesmo nome lançado em 1980.

Ministério do Turismo e Fundação Bachiana

 apresentam

Bachiana Filarmônica SESI-SP

Regência: João Carlos Martins

Solista: Maria Clara Mascellani

Teatro Gazeta – 14/12, às 20hs

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: